Desenvolvidas pela
Embrapa Uva e Vinho cultivares de uva voltadas à elaboração de sucos posicionaram o
Vale do São Francisco, em pleno sertão nordestino, como polo produtor da
fruta para bebidas de alta qualidade, ao lado da Serra Gaúcha. Grandes
empresas do setor alimentício lançaram marcas que usam a origem das uvas
como diferencial de valor de seus produtos.
A Coca-Cola do
Brasil lançou recentemente o suco 100% Origens Nordeste, linha premium
da Del Valle que utiliza como matéria-prima as cultivares
Isabel Precoce e
BRS Magna, ambas obtidas pelo
Programa de Melhoramento Genético Uvas do Brasil, da Embrapa.
Outra
gigante do setor, a Miolo Wine Group, utiliza cultivares da Embrapa na
elaboração do suco com a marca Sunny Days. Empresas menores, como a Asa
Alimentos e a Paluma, mantêm a produção de sucos de uva de qualidade
todos os dias do ano graças às cultivares brasileiras adaptadas às
condições do Vale do São Francisco. Cada empresa desenvolveu um blend
próprio tendo como base as uvas BRS, sigla que designa produtos gerados
pela Embrapa.
Conquista recente
Há
pouco mais de seis anos, a elaboração de suco não era um negócio viável
na região. Mesmo com as condições favoráveis de solo e clima, que
possibilitam a colheita de uvas ao longo de todo o ano, o Vale do São
Francisco necessitava de cultivares que apresentassem alta produtividade
e qualidade, demanda dos produtores e de técnicos da região.
“As
tentativas de elaborar sucos no Nordeste já são antigas. Inicialmente
tinham uma cor muito amarronzada, que não chamava a atenção do
consumidor”, relembra João Dimas Garcia Maia, melhorista da Embrapa que,
em conjunto com a pesquisadora Patrícia Ritschel, coordena o programa
de melhoramento Uvas do Brasil. Ele comenta que mesmo com a
disponibilidade de sucos brancos e rosés, a tradicional versão tinta
continua sendo a preferida do consumidor, por causa da cor, do aroma e
do sabor.
Ele conta que, para atender à demanda dos produtores,
desde 1985, o programa tem uma linha de pesquisa dedicada a aprimorar a
qualidade e oferecer maior competitividade ao suco de uva brasileiro,
tanto nos polos tradicionais, como o Sul do País, como nas novas
fronteiras: as regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. “Desenvolvemos
cultivares adaptadas ao clima e ao solo brasileiro, isso faz a diferença
no produto final”, destaca o pesquisador.
A uva ideal
Cor
violácea intensa, altos teores de açúcar, elevada produtividade, acidez
equilibrada, aroma e o sabor das tradicionais cultivares de Vitis labrusca
são as características indispensáveis que a uva deve apresentar para
resultar em um bom suco, enumera Maia. Com esse foco, ele relata que já
foram lançadas cultivares tintas específicas para suco, como a BRS Cora, a BRS Violeta, BRS Carmem e, mais recentemente, a BRS Magna.
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Fazenda muda foco de produção
As
uvas que estão sendo utilizadas no suco da Dell Valle são cultivadas na
Fazenda Timbaúba, ligada à Queiroz Galvão Alimentos, em Petrolina (PE).
Segundo Sérgio Lima Cavalcanti, diretor do grupo que há 25 anos atua na
empresa, a elaboração do suco surgiu como parte de uma reestruturação
há cerca de seis anos, quando a exportação de frutas, que era o
principal ramo de atuação, deixou de ser um bom negócio pelo aumento no
custo da produção.
Após uma análise de mercado, a escolha foi a
implantação de uma agroindústria para processamento de frutas, entre
elas a uva. “Na época, testamos cerca de 20 cultivares de uva para ver
quais apresentavam o melhor desempenho. Ajudamos a validar a seleção 33,
que depois foi lançada como BRS Magna”, relembra. Hoje em dia, ao lado
da Isabel Precoce, também uma cultivar lançada pela Embrapa, ela lidera a
produção de uva para suco na propriedade, totalizando 150 hectares
cada.
“A BRS Magna tem boa produtividade, podendo chegar a 60
toneladas anuais por hectare, divididas em duas safras”, ressalta Lima.
Na propriedade também estão sendo avaliadas outras cultivares da
Embrapa, como a
BRS Violeta,
BRS Cora e
BRS Carmem.
Além de elaborar cerca de 200 mil litros de suco integral (marca OQ)
por mês, a fazenda fornece a matéria-prima para a Dell Valle Origens
Nordeste e outros produtos.
Saudável, suco de uva brasileiro ganha o mundo
A
qualidade do suco de uva brasileiro e a inexistência de produtos
semelhantes no mercado internacional têm se tornado diferenciais
competitivos. Somente no primeiro semestre de 2018, o produto foi
exportado para 13 países: Angola, Argentina, Austrália, Bélgica,
Bolívia, Chile, China, Estados Unidos, Japão, Holanda, Paraguai,
Portugal e Reino Unido e, em 2017, chegou a 22 países.
Grande
parte desse crescimento é resultado de pesquisas que o caracterizam como
um superalimento, com muitos benefícios para a saúde. Segundo a
biomédica e pesquisadora Caroline Dani, que estuda o suco de uva há 13
anos e é uma das principais referências em pesquisas sobre o produto no
Brasil, o seu consumo está relacionado à prevenção de doenças
cardiovasculares, redução da pressão arterial, diminuição do risco de
aparecimento de enfermidades neurológicas, prevenção do envelhecimento
precoce e auxílio na redução de peso.
"O consumo de até 400 ml de
suco de uva por dia para adultos protege em até 80% contra os riscos
das doenças cardiovasculares”, destaca a pesquisadora, que também
coordenou estudos que revelaram o benefício dos polifenóis presentes na
uva: a proteção do sistema nervoso central, com a melhora da cognição e
da memória, observada em um grupo de idosos que consumiu suco de uva por
30 dias. Há também trabalhos que revelam o aumento da atividade
cerebral e de proteção contra o câncer de mama, além da redução do risco
de diabetes e obesidade, com ganhos na prática de atividades físicas.
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Segundo Felipe Braga, gerente sênior de inovação da Coca-Cola do
Brasil, pela primeira vez, a empresa terá um produto desenvolvido em
duas regiões diferentes: inicialmente com o Origens Serra Gaúcha e agora
com o lançamento do Origens Vale do São Francisco para atender o
Nordeste do Brasil. “É uma forma de valorizar a expertise técnica dos
produtores. Fomos em busca de especialistas e conseguimos produzir os
melhores sucos. Além disso, poderemos atender o mercado do Nordeste com
um produto local”, afirma ao explicar que a linha Origens foi concebida
para explorar a diversidade de frutas cultivadas por parceiros nas
diferentes regiões brasileiras.
Serra Gaúcha já conta com 70 dias de colheita
Mas
não é apenas para regiões de clima tropical que as cultivares de suco
da Embrapa estão fazendo a diferença. Nas regiões de clima temperado,
como a Serra Gaúcha, tradicional região produtora, as cultivares também
estão agregando benefícios ao suco.
Além dos atributos básicos,
como cor, açúcar, resistência a doenças e sabor, o principal diferencial
dessas cultivares para o sul do País é a ampliação do tempo de
colheita, com opções de materiais precoces e tardios. “Conseguimos
estender de 30 para 70 dias esse período, trazendo a possibilidade de o
produtor diversificar sua produção e desafogar períodos de mão de obra,
bem como para indústria, a qual pode manter sua capacidade operativa por
algumas semanas a mais, não concentrando o processamento de todas as
variedades no mesmo período”, destaca Patrícia Ritschel, pesquisadora da
Embrapa.
Mercado promissor
Segundo dados do Instituto Brasileiro do Vinho (
Ibravin),
nos últimos dez anos houve aumento de 372% nas vendas de suco de uva no
Brasil. Responsável por 90% do abastecimento nacional da bebida, o Rio
Grande do Sul elaborou 125,4 milhões de litros de sucos prontos para
consumo e 31 milhões de quilos de suco concentrado na safra 2017/2018.
Os 10% restantes estão sendo elaborados nos estados de Santa Catarina,
Mato Grosso, Bahia, Paraná, São Paulo e Pernambuco.
Na avaliação
do presidente do Ibravin, Oscar Ló, o suco de uva vem se consolidando
como um dos carros-chefe do setor vitivinícola brasileiro, especialmente
por fazer bem à saúde, não ter contraindicações e agradar a todos os
públicos, de crianças a idosos. Ele destaca que nos últimos seis anos o
produto absorveu metade da matéria-prima cultivada no Rio Grande do Sul.
“Num período de recessão econômica obtivemos, de janeiro a outubro de
2018, um crescimento de 22,12% nas vendas de suco no mercado interno, em
comparação a igual período do ano anterior. Além disso, promover o suco
de uva 100% é estimular o consumo de uma bebida saudável, que pode ser
consumida por toda a família”, completa ele, ao se referir às ações de
valorização do produto, realizadas pelo Instituto, por meio do Projeto
100% Suco de uva do Brasil.
O Programa de Melhoramento de Uva
Desde
1977, dando sequência às primeiras iniciativas da antiga Estação
Experimental de Caxias do Sul, a Embrapa Uva e Vinho conduz um programa
de melhoramento voltado para a obtenção de cultivares para processamento
(vinho e suco) e para mesa.
Entre os objetivos do programa, está
o desenvolvimento de novas cultivares com melhor adaptação às
diferentes condições edafoclimáticas do Brasil, com elevada qualidade e
produtividade, e alta resistência às doenças que atacam a cultura da
videira, como o míldio e o oídio, para diferentes finalidades (mesa,
suco e vinho).
O trabalho faz uso de métodos clássicos de
melhoramento com manutenção de um banco de germoplasma (acervo que reúne
cerca de 1,4 mil tipos de uva, entre espécies cultivadas e silvestres,
variedades, clones e seleções), avaliado para as principais
características de interesse do programa, introdução de novos materiais,
seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ferramentas de biologia
avançada também estão sendo utilizadas ou desenvolvidas.
Divulgando os benefícios
Levar
informação sobre os benefícios do suco de uva à saúde é um dos
principais objetivos do Projeto 100% Suco de uva do Brasil, desenvolvido
pelo Ibravin, que reúne 16 empresas que elaboram sucos de uva feitos
totalmente de fruta, sem adição de água, açúcar nem outros componentes,
os chamados “sucos 100%” (integral ou reconstituído) e prontos para
beber. Segundo Diego Bertolini, gerente de Promoção do Ibravin, ações de
promoção, divulgação e integração do setor, nos mercados interno e
externo, capacitando produtores e adequando processos e produtos para
fortalecer a imagem dos sucos de uva 100%, são permanentes ao longo do
ano.
“O nosso foco é reforçar a diferenciação do suco de uva 100%
quando comparado a outros produtos prontos para beber”, destaca. Entre
as diferentes atividades, destaque para os projetos educacionais
voltados para o público infantil (Teatro Viajante e Teatro nas Escolas) e
para os profissionais da educação (+Sabor ao Educar), que visam
valorizar a importância dos educadores e da alimentação saudável, tendo
como mote os benefícios do suco de uva 100%. Ações em mídias sociais no
canal específico do Projeto, como a websérie “Um Copo por Dia”,
têm responsabilidade na popularização e na divulgação de informações
sobre o produto, que com certeza estão auxiliando na alavancagem das
vendas.
“O projeto tem sido bem gratificante porque trabalhamos
diretamente com formadores de opinião. São professores que vão levar a
informação para a sala de aula. Eles acabam modificando o comportamento
alimentar das crianças e de seus familiares”, avalia Caroline Dani, ao
se referir aos projetos educacionais. Ela afirma que o consumidor não
costuma diferenciar uma bebida que não tem adição de açúcar e seja
composta de 100% de fruta de outras que são adoçadas e recebem água.
Para garantir a qualidade do produto, ela orienta a procurar no rótulo
pela inscrição: 100% suco de uva, sem adição de açúcar.
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