Em sua primeira edição, Projeto Experiências do Brasil Rural beneficia cerca de 150 famílias que vivem no campo
As
inscrições da segunda edição do Projeto estão abertas até o dia 1º de
abril de 2022, quando oito roteiros turísticos serão selecionados
O
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o
Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal Fluminense (UFF)
apresentaram os resultados da 1ª edição do Projeto Experiências do
Brasil Rural. O Projeto Experiências do Brasil Rural foi lançado em 2020
com o objetivo de impulsionar produtos e serviços da agricultura
familiar associados ao turismo, de forma a proporcionar vivências
inovadoras aos visitantes, diversificar a oferta turística nacional e
gerar alternativas de renda no campo, a partir da formatação e do
posicionamento de roteiros.
Participaram da primeira edição do
projeto a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus
Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo;
a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da
Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina; a
Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande
do Sul.
Ao longo de quase 10 meses, os roteiros
turísticos selecionados foram acompanhados pela equipe técnica do
projeto em atividades de diagnóstico, capacitação e mentorias, oficinas
para formatação de experiências turísticas memoráveis, validação e apoio
à comercialização.
A primeira edição do projeto contemplou
as cadeias produtivas do queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia,
beneficiou cerca de 150 famílias, criando mais de 70 produtos de
experiências turísticas memoráveis, incluindo vídeos promocionais e
catálogos de experiências.
“É uma iniciativa que nos mostra como a
política pública impacta na vida do cidadão. Como o seu Sacaca, de
Perimirim, da Rota Amazônia Atlântica, que aprendeu com o projeto, mas
também ensinou muito. Histórias que inspiram a fazer cada vez melhor. E,
para isso, contamos com a parceria valorosa do Mapa e da UFF. No nosso
governo uma das marcas registradas é a parceria entre os diferentes
órgãos, sempre em busca de um objetivo comum: fazer o bem ao nosso
povo”, disse o secretário do MTur, Fábio Pinheiro, durante a live de
anúncio dos resultados, realizada nessa quinta-feira (24).
Na oportunidade, Pinheiro anunciou oficialmente a 2ª edição do projeto,
que está com edital de seleção aberto até o dia 1º de abril. “Na
segunda edição, daremos atenção especial às cadeias produtivas do café,
da cachaça, da farinha de mandioca e do mel, ampliando a estruturação de
experiências turísticas no âmbito do turismo rural e gastronômico e
garantindo que os turistas tenham uma experiência cada vez melhor”.
O secretário de Agricultura Familiar e
Cooperativismo do Mapa, Márcio Cândido, ressaltou que o projeto
contribui para ampliar a renda do pequeno produtor. “É uma oportunidade e
uma inovação para o agricultor familiar, que é capacitado para preparar
o seu produto para o turismo, para receber o turista e até para
hospedá-lo em sua propriedade rural”.
Segundo o coordenador de Integração
Acadêmica da UFF, André Brandão, a iniciativa trouxe contribuições
também para a universidade. “Uma parceria que redundou num trabalho de
pesquisa e extensão, com resultados muito concretos para segmentos da
sociedade nacional e, em especial, segmentos que estão articulados nessa
inter-relação entre turismo e agricultura familiar. Trouxe também
resultados acadêmicos importantes para a UFF, seja no que concerne à
produção de conhecimento, seja no que concerne a produção docente e
discente”.
>> Clique aqui para conhecer os roteiros e conferir os vídeos promocionais
Participaram também da divulgação
dos resultados a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica
e Competitiva do Turismo do MTur, Nicole Facuri; e o coordenador do
projeto, Osíris Marques.
Atividades desenvolvidas
Para cada um dos roteiros atendidos
foram realizados diagnósticos em quatro dimensões - Experiência,
Hospitalidade, Qualidade Técnica e Gestão & Marketing -, avaliadas
por meio de questionários e oficinas virtuais, que subsidiaram a
construção de planos de ação.
Em seguida, na etapa de “Qualificação
dos Roteiros”, foram realizados dez minicursos de capacitação,
totalizando uma carga horária de 200 horas aula, além de atividades de
mentoria, que somaram 200 horas de atendimento individualizado para os
agricultores familiares.
Os participantes do projeto contaram,
ainda, com os seminários virtuais “Visões de Mercado”. Foram quatro
palestras com empreendedores da área e representantes do mercado, que
apresentaram conteúdos inovadores sobre turismo rural.
A representante da rota Amazônia
Atlântica do Pará, Hortência Osaqui, relata a experiência de participar
da primeira edição do projeto. “Foi único receber todas essas
capacitações na nossa casa, com todo esse empenho profissional. Eu quero
dizer que não foram feitas apenas experiências memoráveis, mas também
experiências de transformação na vida das pessoas”.
Na etapa de “Desenvolvimento das
Experiências”, o projeto realizou 64 oficinas, que resultaram na criação
de 71 experiências turísticas, posteriormente validadas pelas equipes
do MTur e da UFF durante as visitas técnicas aos roteiros.
Já na etapa de “Promoção e Apoio à
Comercialização”, os representantes dos roteiros e seus empreendimentos
participaram de dois eventos: Feira Internacional de Turismo de Gramado
(Festuris) e Festival de Turismo das Cataratas.
Para Fabiana Dickmann, representante da
rota Caminhos do Campo, situada em Santa Catarina, o projeto trabalhou
questões importantes e que nem sempre são lembradas. “Foi pensando em
todos os detalhes quando escreveram esse projeto e a gente sentiu isso
aqui na ponta. Nós, aqui no interior do estado de Santa Catarina,
pudemos observar o quanto foi importante esse movimento. Foi pensado
desde as bagagens que iam para os estandes das feiras até o momento da
Cozinha Show, no qual recebemos os chefs de cozinha para fazer as
atividades”.
>> Assista aqui a live de encerramento da 1ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural
Inscrições abertas
A segunda edição do Projeto, com as
inscrições abertas até o dia 1º de abril de 2022, selecionará oito novos
roteiros turísticos, que contarão com apoio técnico para
estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização
de produtos e serviços. O início das atividades com os roteiros está
previsto para o mês de maio. Clique aqui para inscrever um roteiro e acompanhar todas as etapas do processo de seleção.