terça-feira, 31 de julho de 2012

PDS com Nova Nomenclatura

O Programa Desenvolvimento Solidário-PDS, tem novo nome. RN SUSTENTÁVEL. Para tanto o governo do estado está convidando os presidentes de consselhos, sindicatos rurais, associações para a apresentação do referido programa dia 02 de agosto, quinta feira próxima na cidade de Galinhos. Vamos conferir.
PARA PENSAR:
“Todos os erros humanos são fruto da impaciência, interrupção prematura de um processo ordenado, obstáculo artificial levantado ao redor de uma realidade artificial”
Franz Kafka

PARA REFLETIR:
“Sendo assim, as revoluções não concernem a pequenas questões, mas nascem de pequenas questões e põem em jogo grandes questões”
Aristóteles

O Milho da CONAB-Uma Vergonha Pública

Na matéria anterior, vimos a produção de milho no pais sempre crescendo. Enquanto isso, aqui na terra de Poty, continua a humilhação para se adquirir milho na CONAB em Assú. Tem gente chegando as duas da matina e não consegue comprar. O Secretário Miranda de Fernando Pedroza  foi uma das vítimas. Ao chegar no Assú, tinha mais de 300 pessoas para serem atendidas e só iriam distribuir 100 fichas. Além do mais, dos cinco computadores disponíveis, apenas um funcionando. Isso é uma vergonha. Perguntar não ofende ou pelo menos não deveria. Você já escutou algum político do estado pelo menos falar alguma coisa sobre o assunto?

Produção de milho é estimada em mais de 70 milhões de toneladas

O Brasil vive uma situação privilegiada pela elevada estocagem de milho que dispõe. Segundo o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, é o maior e mais confortável estoque da história e, mesmo que o País exporte 12 milhões de toneladas, o estoque ainda ficará por volta de 13 milhões de toneladas, o maior da série dos últimos dez anos. "A produção de milho está estimada em mais de 70 milhões de toneladas", contabiliza.
Diante desse cenário favorável, o Governo vem gestionando ações para escoar o milho das regiões produtoras para as deficitárias. Já foram anunciadas várias medidas, inclusive a compra de milho do Centro-Oeste, Paraná e Bahia, por exemplo, para abastecer os mercados de Mato Grosso, do Sul e também do Nordeste, respectivamente.
Atualmente, em função da conjuntura de seca que atingiu a lavoura americana de milho, as estimativas de safra encolhem a cada divulgação do relatório do Departamento de Agricultura americano. No início de julho, a projeção era de 370 milhões de toneladas, atualmente está em 300 milhões e a tendência é cair mais. Esse movimento disparou os preços do produto impactando os mercados mundiais. Se por um lado os produtores e exportadores brasileiros estão satisfeitos, por outro, a indústria de carnes está apreensiva. "O ministério possui instrumentos para regular o mercado e garantir o abastecimento de milho, e o principal deles é o produto, que atenderá as necessidades de criadores de frangos, suínos e das bacias leiteiras expressivas no mercado brasileiro", assegura Caio Rocha.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Para Pensar

Se um dia você tiver que escolher entre o mundo e o amor, lembre-se: se escolher o mundo ficará sem amor, mas se você escolher o amor, com ele conquistará o mundo"
Albert Einstein

Noticias do PRODECENTRO

CONVITE
Ao Núcleo do Colegiado do Sertão Central Cabugi e Litoral Norte
Att: Leonete Roseno do N. Barbosa

Assunto: Reunião para apresentação da proposta do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte (RN SUSTENTÁVEL)

                         O Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças – SEPLAN, está em fase final de preparação do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte – RN Sustentável, a ser financiado com recursos de Empréstimo com o Banco Mundial.
                       Portanto, vimos por meio deste, convidar V.Senhoria a participar da apresentação da proposta do  RN Sustentável que acontecerá:
                       LOCAL:  CÂMARA MUNICIPAL DE GALINHOS
                      DATA:   02.08.2012
                      HORÁRIO:  10:00 HS
                      Ressaltamos que sua presença é indispensável para a construção do referido Projeto, no sentido de contribuir para o fortalecimento das ações propostas voltadas ao desenvolvimento regional do Estado.            

Cordialmente,
UGP/Coordenação do Projeto RN Sustentável

terça-feira, 24 de julho de 2012

Sape apoia pesquisa para desen volver cultivo do algodão no RN

O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado, participou na manhã desta terça feira, 24, de reunião sobre o desenvolvimento da pesquisa que trata do cultivo de algodão na Estação da Emparn em Apodi, como forma de buscar alternativas para a cultura no estado.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Algodão, em Campina Grande (PB), José Renato Cortez Bezerra, os estudos realizados indicam uma forte tendência para a utilização de materiais já testados, embora a pesquisa, que já dura cinco anos, continue buscando novas sementes aprovadas em estados da região Centro-Sul do país.
O estudo está voltado para a produção irrigada com foco importante na agricultura familiar.  E é neste aspecto que Betinho Rosado acredita ser Baraúna a região “onde já existe experiência de irrigação com alto índice técnico por parte dos produtores que o plantio poderá ser difundido”.
Betinho Rosado salienta que é a partir de Baraúna que os ciclos irrigados tendem a dar certo e, por conseguinte, se difundir para outras regiões, desde que haja treinamento específico para técnicos e produtores.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Conab renova oferta de milho para o RN

- Publicado por Robson Pires - Em Notas - 23 jul 2012 - 10:20 - No segundo semestre, entre agosto e setembro, a Conab prometeu destinar 22 mil toneladas de milho ao estado. No total serão 51 mil toneladas para este ano.
De acordo com presidente da Faern, José Álvares Vieira, esses carregamentos são importantes e fundamentais, mas ainda se mostram tímidos, na visão do representante dos produtores rurais do Rio Grande do Norte.
“Acredito que esse volume pode ser bem maior. Com essa seca brava que nos atinge, esses carregamentos acabam rápido nas cidades e os problemas continuam para os criadores que necessitam de mais. E um dos problemas apontados pela demora é o custo do frete, que é muito alto para o estado. Outro problema é o valor cobrado pela saca de milho. Ele também pode ser diminuído. Afinal, estamos em um momento crítico da seca. Em um momento de desespero dos inúmeros produtores do RN. Por isso, pedimos uma maior compreensão da Conab e do Governo Federal”, ressaltou Vieira.

INCRA Tem Novo Presidente

Nota Oficial: Carlos Guedes de Guedes assume presidência do Incra

Foto: Ubirajara Machado/Ascom-MDA

Nota Oficial: Carlos Guedes de Guedes assume presidência do Incra

O Sr. Celso Lacerda está deixando, no dia 19 de julho de 2012, a presidência do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, onde contribuiu em muito para o desenvolvimento do Brasil com a inclusão social e produtiva de milhares de famílias de assentados da reforma agrária. Assumirá como presidente o Sr. Carlos Guedes de Guedes, economista, servidor de carreira do Incra na função de analista em reforma e desenvolvimento agrário e que atualmente atua como Secretário Executivo Adjunto do MDA.

A substituição foi decidida em conjunto entre o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o presidente Celso Lacerda como consequência do processo de transição no MDA a partir da posse do ministro.

O ministro Pepe Vargas agradece e parabeniza o Sr. Celso Lacerda pelos excelentes serviços e saúda o novo presidente Carlos Guedes, com a certeza de que executará um excelente trabalho à frente do Incra.

A posse do novo presidente acontece na terça-feira (24), às 11 horas, no auditótio do Incra, em Brasilia (DF).

Perfil do novo presidente do Incra:
Carlos Mário Guedes de Guedes tem 41 anos e é economista graduado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Pará, secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças do governo do Pará e superintendente nacional de Desenvolvimento Agrário do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No Ministério do Desenvolvimento Agrário foi secretário extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal e coordenador geral do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural. Atualmente é secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário.




O Milho da CONAB

Durante a palestra do presidente de FAERN, José Vieira, falou que os armazéns estão prontos para receberem o milho, inclusive o de Lajes, que pelas proximidades iria beneficiar por demais a região central do estado. Continua o dilema dos produtores rurais da nossa região. O armazém mais próximo é o de Açú, mas, a notícia é que não existe o milho e quando chega, de repente se acaba.
Perguntar não ofende ou pelo menos não deveria. Será que o milho está chegando em pequena quantidade, ou quando chega, está sendo vendido aos grandes produtores. Porque o pequeno produtor , infelismente não está sendo beneficiado.