Sape apoia pesquisa para desen volver cultivo do algodão no RN
O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Betinho Rosado, participou na manhã desta terça feira, 24, de reunião sobre o desenvolvimento da pesquisa que trata do cultivo de algodão na Estação da Emparn em Apodi, como forma de buscar alternativas para a cultura no estado.De acordo com o pesquisador da Embrapa Algodão, em Campina Grande (PB), José Renato Cortez Bezerra, os estudos realizados indicam uma forte tendência para a utilização de materiais já testados, embora a pesquisa, que já dura cinco anos, continue buscando novas sementes aprovadas em estados da região Centro-Sul do país.
O estudo está voltado para a produção irrigada com foco importante na agricultura familiar. E é neste aspecto que Betinho Rosado acredita ser Baraúna a região “onde já existe experiência de irrigação com alto índice técnico por parte dos produtores que o plantio poderá ser difundido”.
Betinho Rosado salienta que é a partir de Baraúna que os ciclos irrigados tendem a dar certo e, por conseguinte, se difundir para outras regiões, desde que haja treinamento específico para técnicos e produtores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário