Em sua primeira edição, Projeto Experiências do Brasil Rural beneficia cerca de 150 famílias que vivem no campo
        
        As
 inscrições da segunda edição do Projeto estão abertas até o dia 1º de 
abril de 2022, quando oito roteiros turísticos serão selecionados
        
        
          
            
            
              
O
 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o 
Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) 
apresentaram os resultados da 1ª edição do Projeto Experiências do 
Brasil Rural. O Projeto Experiências do Brasil Rural foi lançado em 2020
 com o objetivo de impulsionar produtos e serviços da agricultura 
familiar associados ao turismo, de forma a proporcionar vivências 
inovadoras aos visitantes, diversificar a oferta turística nacional e 
gerar alternativas de renda no campo, a partir da formatação e do 
posicionamento de roteiros.
Participaram da primeira edição do 
projeto a Rota Amazônia Atlântica, do Pará; a Terra Mãe do Brasil, Seus 
Caminhos, Segredos e Sabores, da Bahia; o Agroturismo do Espírito Santo;
 a Rota do Queijo Terroir Vertentes e a Rota Gourmet das Terras Altas da
 Mantiqueira, em Minas Gerais; o Caminhos do Campo, em Santa Catarina; a
 Ferradura dos Vinhedos e o Roteiro Farroupilha Colonial, no Rio Grande 
do Sul.
Ao longo de quase 10 meses, os roteiros
 turísticos selecionados foram acompanhados pela equipe técnica do 
projeto em atividades de diagnóstico, capacitação e mentorias, oficinas 
para formatação de experiências turísticas memoráveis, validação e apoio
 à comercialização. 
A primeira edição do projeto contemplou
 as cadeias produtivas do queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia, 
beneficiou cerca de 150 famílias, criando mais de 70 produtos de 
experiências turísticas memoráveis, incluindo vídeos promocionais e 
catálogos de experiências.
“É uma iniciativa que nos mostra como a
 política pública impacta na vida do cidadão. Como o seu Sacaca, de 
Perimirim, da Rota Amazônia Atlântica, que aprendeu com o projeto, mas 
também ensinou muito. Histórias que inspiram a fazer cada vez melhor. E,
 para isso, contamos com a parceria valorosa do Mapa e da UFF. No nosso 
governo uma das marcas registradas é a parceria entre os diferentes 
órgãos, sempre em busca de um objetivo comum: fazer o bem ao nosso 
povo”, disse o secretário do MTur, Fábio Pinheiro, durante a live de 
anúncio dos resultados, realizada nessa quinta-feira (24).
Na oportunidade, Pinheiro anunciou oficialmente a 2ª edição do projeto,
 que está com edital de seleção aberto até o dia 1º de abril. “Na 
segunda edição, daremos atenção especial às cadeias produtivas do café, 
da cachaça, da farinha de mandioca e do mel, ampliando a estruturação de
 experiências turísticas no âmbito do turismo rural e gastronômico e 
garantindo que os turistas tenham uma experiência cada vez melhor”.
O secretário de Agricultura Familiar e 
Cooperativismo do Mapa, Márcio Cândido, ressaltou que o projeto 
contribui para ampliar a renda do pequeno produtor. “É uma oportunidade e
 uma inovação para o agricultor familiar, que é capacitado para preparar
 o seu produto para o turismo, para receber o turista e até para 
hospedá-lo em sua propriedade rural”.  
Segundo o coordenador de Integração 
Acadêmica da UFF, André Brandão, a iniciativa trouxe contribuições 
também para a universidade. “Uma parceria que redundou num trabalho de 
pesquisa e extensão, com resultados muito concretos para segmentos da 
sociedade nacional e, em especial, segmentos que estão articulados nessa
 inter-relação entre turismo e agricultura familiar. Trouxe também 
resultados acadêmicos importantes para a UFF, seja no que concerne à 
produção de conhecimento, seja no que concerne a produção docente e 
discente”.
>> Clique aqui para conhecer os roteiros e conferir os vídeos promocionais  
Participaram também da divulgação
 dos resultados a diretora do Departamento de Inteligência Mercadológica
 e Competitiva do Turismo do MTur, Nicole Facuri; e o coordenador do 
projeto, Osíris Marques.
Atividades desenvolvidas    
Para cada um dos roteiros atendidos 
foram realizados diagnósticos em quatro dimensões - Experiência, 
Hospitalidade, Qualidade Técnica e Gestão & Marketing -, avaliadas 
por meio de questionários e oficinas virtuais, que subsidiaram a 
construção de planos de ação.
Em seguida, na etapa de “Qualificação 
dos Roteiros”, foram realizados dez minicursos de capacitação, 
totalizando uma carga horária de 200 horas aula, além de atividades de 
mentoria, que somaram 200 horas de atendimento individualizado para os 
agricultores familiares.
Os participantes do projeto contaram, 
ainda, com os seminários virtuais “Visões de Mercado”. Foram quatro 
palestras com empreendedores da área e representantes do mercado, que 
apresentaram conteúdos inovadores sobre turismo rural.
A representante da rota Amazônia 
Atlântica do Pará, Hortência Osaqui, relata a experiência de participar 
da primeira edição do projeto. “Foi único receber todas essas 
capacitações na nossa casa, com todo esse empenho profissional. Eu quero
 dizer que não foram feitas apenas experiências memoráveis, mas também 
experiências de transformação na vida das pessoas”.
Na etapa de “Desenvolvimento das 
Experiências”, o projeto realizou 64 oficinas, que resultaram na criação
 de 71 experiências turísticas, posteriormente validadas pelas equipes 
do MTur e da UFF durante as visitas técnicas aos roteiros.
Já na etapa de “Promoção e Apoio à 
Comercialização”, os representantes dos roteiros e seus empreendimentos 
participaram de dois eventos: Feira Internacional de Turismo de Gramado 
(Festuris) e Festival de Turismo das Cataratas.
Para Fabiana Dickmann, representante da
 rota Caminhos do Campo, situada em Santa Catarina, o projeto trabalhou 
questões importantes e que nem sempre são lembradas. “Foi pensando em 
todos os detalhes quando escreveram esse projeto e a gente sentiu isso 
aqui na ponta. Nós, aqui no interior do estado de Santa Catarina, 
pudemos observar o quanto foi importante esse movimento. Foi pensado 
desde as bagagens que iam para os estandes das feiras até o momento da 
Cozinha Show, no qual recebemos os chefs de cozinha para fazer as 
atividades”.
>> Assista aqui a live de encerramento da 1ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural
Inscrições abertas  
A segunda edição do Projeto, com as 
inscrições abertas até o dia 1º de abril de 2022, selecionará oito novos
 roteiros turísticos, que contarão com apoio técnico para 
estruturação dos destinos e empreendimentos, bem como a comercialização 
de produtos e serviços. O início das atividades com os roteiros está 
previsto para o mês de maio. Clique aqui para inscrever um roteiro e acompanhar todas as etapas do processo de seleção.