Uma ração especial para os cavalos com muito trabalho, como os animais de vaquejada
Além de uma dieta equilibrada e rica em energia, é necessário o fornecimento diário de água limpa e de qualidade para os cavalos atletas. Isso porque, durante os exercícios, os equinos perdem muitos sais minerais através da transpiração. Para que haja um equilíbrio, é necessária a reposição constante de hidroeletrolítico. Para consolidar, é importante observar o funcionamento do trato digestivo, já que o intestino atua como reservatório de água e eletrólitos. Entretanto, quanto maior a demanda de nutrientes, maior é a absorção intestinal.Estudos recentes sugerem alternativas para suprir as necessidades de seu animal. Talvez o que muitos não saibam é que a polpa de beterraba é um excelente alimento, principalmente, para os cavalos atletas ou de resistência que necessitam de altas calorias. Apesar de ser calórico, não eleva o índice glicêmico e não causa problemas em seu casco. Outra vantagem, é um alimento ingerido de forma lenta, proporcionando benefício a longo prazo, diferentemente de concentrados de grãos, que são processados pelo corpo rapidamente. Por conter alta concentração de pectina, oferece melhor ambiente pré-cecal e estabiliza o pH, o que resulta no melhor aproveitamento dos nutrientes. Óleo e carboidratos também são indicados.
A fibra da polpa de beterraba, quando adicionada na dieta, melhora a digestão dos alimentos, porque gera menor concentração de ácido lático pós exercício e ajuda a promover uma flora intestinal saudável. E para equilibrar o trato gastrointestinal o ideal é incluir volumoso à vontade.
Para produtores já existe um produto no mercado que oferece as vantagens da polpa de beterraba. É a Guabitech Beet – uma ração com alta concentração de polpa de beterraba (com porcentual de 16%), direcionada para cavalos de alta performance; idosos ou em reprodução. Um produto que atende às principais necessidades dos veterinários. Por conter alto teor de betacaroteno – um precursor da vitamina A – que entra com ação antioxidante no organismo, aumenta a resposta imune, tornando o animal mais resistente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário