sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Especialistas discutem implicações da internet das coisas na agricultura



Especialistas discutem implicações da internet das coisas na agricultura

O evento ocorre no âmbito do Observatório de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Agricultura
Profissionais de diversas instituições vão compartilhar experiências e perspectivas no painel de especialistas "Internet das Coisas e suas implicações na agricultura digital", que será realizado na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), em 6 de dezembro, das 8h30 às 17 horas. O evento ocorre no âmbito do Observatório de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Agricultura, vinculado ao Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa – Agropensa.
Após a abertura de Edson Luis Bolfe, coordenador de Inteligência Estratégica da Embrapa, e de Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, dois painéis compostos por parceiros externos e convidados de empresas privadas discutirão o uso da Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) no setor agrícola. O objetivo da programação é aprofundar os debates sobre o tema e prospectar tendências para o Observatório de TIC na Agricultura, além de possibilitar a articulação de novos projetos entre a Embrapa e os parceiros externos.
O primeiro painel, "IoT Transversal", contará com Pedro Maló, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e diretor de inovação do ÁgoraLab; e Fernando Giglio, líder em Desenvolvimento de Novos Negócios no Centro de Competências em IoT da IBM Brasil e América Latina.Já "IoT na Agricultura" será formado por Nelson Ferreira, sócio e líder de estudos sobre agronegócio da McKinsey; Adamy Marlon, gerente de Engenharia em Agricultura de Precisão da John Deere; e André Salvador, diretor de Digital Farming na Bayer CropScience. Após cada painel, uma mesa-redonda será realizada para complementar as discussões. Além dos convidados externos, o público do evento inclui pesquisadores e analistas da Embrapa Informática Agropecuária, da Embrapa Instrumentação e da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia.Reconhecida como um fenômeno tecnológico em escala global, a IoT refere-se à tendência dos objetos e infraestruturas, desde câmeras e meios de transporte até máquinas industriais e sensores, estarem cada vez mais conectados à rede global de computadores, otimizando atividades em diversos setores. Na agricultura, uma das principais aplicações é o uso de sensores inteligentes, que podem compartilhar informações sobre temperatura, umidade do solo, precipitação, entre outros dados de importância para o plantio.

Nenhum comentário: