Cabra-Mel na Paraíba
-O  Programa Cabra-Mel trata da consorciação de caprinos leiteiros com  produção de mel em pequenas propriedades, promovido pela Faepa, Senar,  Sindileite, Apacco e Sindicatos Rurais de 15 localidades entre Cariri e  Curimataú. A Paraíba já produziu 20.000 litros/dia, mas caiu para  16.000, hoje, e procura no mel uma alternativa de renda. 
“A  proposta de trabalhar prioritariamente com cabras se justifica pelo  perfil do animal frente as peculiaridades da região. A cabras são  extremamente  resistentes à seca, bastante flexíveis na sua alimentação - podendo  consumir quase todos os tipos de matéria vegetal, além de exigir pouca  água. Por estes motivos, a sua criação é muito vantajosa frente à de  bovinos. Isso acontece porque a maioria dos produtores possui áreas  pequenas que inviabilizam a bovinocultura – que requer espaços maiores -  e também pouca disponibilidade de mão-de-obra. Podemos afirmar que onde  se cria uma cabeça de bovino é possível criar até oito de caprinos. Ou  seja, mesma quantidade de alimentos consumida por um bovino de 450 kg, é suficiente para alimentar de até oito caprinos adultos” - diz Mário Borba, presidente da Faepa.

Visita à Cabramel - Aldomário Rodrigues, Pedro Martins, José Eleodório, Eudete Petetilica e Mário Borba.
A produção de mel passou de 150 para 500 toneladas entre 2004 a 2009 (Apis, Sebrae/PB), sendo produzido em mais de 100 municípios paraibanos.
A  região irá desenvolver cardápios envolvendo produtos de cabra e o mel  para atender milhares de turistas que visitam o Sertão, todos os anos.

Dr. Mário Borba, da Faepa, em visita, com a revista Berro, à Cabramel.

 
       
Nenhum comentário:
Postar um comentário