Sindicatos rurais passarão a emitir GTA
Os  sindicatos rurais de Mato Grosso do Sul passarão a emitir a Guia de  Trânsito Animal (GTA) para agilizar o transporte de bovinos e bubalinos  no Estado. A medida atende pedido da Federação da Agricultura e Pecuária  de Mato Grosso do Sul - FAMASUL ao Governo do Estado e visa contornar a  morosidade gerada pela operação padrão desencadeada pelos fiscais da  Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) desde a  quarta-feira (16).
 O  quadro técnico da Agência está operando em marcha lenta devido às  reivindicações da categoria pela definição de um plano de carreira, o  que dificulta o trânsito de animais e prejudica sobremaneira a classe  produtora. Atualmente, a GTA é emitida nas unidades locais da Iagro nos  municípios. Está sendo testada em projeto piloto a emissão do documento  via internet, modo como deverá ser operacionalizada a emissão da guia  nos sindicatos.
A  alternativa de viabilizar os procedimentos necessários ao transporte  dos animais por meio do sistema sindical foi discutida pelo presidente  da Famasul, Eduardo Riedel, junto ao Governo Estadual nesta quinta-feira  (17). “A operacionalização via sindicatos é o caminho mais viável para  restabelecer o fluxo das operações de trânsito animal no Estado. O setor  produtivo não pode ser penalizado e esta alternativa já vinha sendo  construída há cerca de dois anos”, defendeu o dirigente. 
Segundo  dados da Iagro, pelo menos 900 mil animais por mês são movimentados no  Estado, sendo que a maior parte, ou cerca de 40%, com a finalidade de  abate. Mas o transporte também movimenta bovídeos para engorda,  exposições, leilões, reprodução, esportes e serviços. 
A Federação estuda ainda a possibilidade de buscar na Justiça o estabelecimento da normalidade no atendimento da Iagro.   
 
Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - FAMASULwww.famasul.com.br 
Nenhum comentário:
Postar um comentário