08/11/2011 08:01
     Com o objetivo de tornar mais eficiente o gerenciamento do  conjunto de ações que compõe o plano Brasil Sem Miséria (BSM) o  Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) instalou na tarde desta  terça-feira (08), em Brasília, a Sala de Situação - composta em três  níveis: federal, estadual e territorial – que vai realizar o  acompanhamento das ações do MDA e do Incra no plano.    
Instalado pelo ministro Afonso Florence, com  presença do presidente do Incra, Celso Lacerda, a Sala de Situação do  MDA é o segundo instrumento do tipo: um primeiro já havia sido criado em  conjunto com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). O objetivo é  acompanhar e obter um panorama mais detalhado das ações do plano Brasil  sem Miséria.    
Durante a primeira reunião, foi constatado e êxito  na execução das primeiras ações do Plano do Brasil Sem Miséria. Como  exemplo, foi constato que já capacitados 131 técnicos para  acompanhamento das famílias, sendo que 51% são mulheres, proporcionando  um atendimento de aproximadamente 10 mil famílias da agricultura  familiar.    
Também já estão em fase de contratação mais 204  técnicos para atendimento de outras 15 mil famílias, beneficiando mais  131 municípios na região Nordeste. Também está em análise a proposta de  chamada da ATER para atendimento de 5,5 mil famílias de comunidades  quilombolas.    
Nesse  mês de novembro, o destaque será ação concentrada de mutirões do  Programa Nacional de Documentação das Trabalhadoras Rurais (PNDTR), que  já realizou oito ações  em três estados - Bahia, Paraíba e Alagoas, onde  foram emitidos cinco mil documentos.    
Participaram da instalação da Sala de Situação, todos os secretários e diretores do ministério.    
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário