Mapa de indicações geográficas e de marcas permite interatividade
Promoção comercial
Ferramenta lançada pelo Ministério da Agricultura visa fortalecer cadeia produtiva e agregar valor à produção
As
Coordenações de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários
(CIG/SMC) e de Controle Operacional (CGCO/SE) do Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançaram mapa interativo
dos lugares no Brasil associados a produtos ou serviços típicos
relacionados ao uso de Signos Distintivos, sejam eles Indicações
Geográficas (IG) ou Marcas Coletivas (MC).
As IGs e as MCs são importantes
ferramentas para o fortalecimento da cadeia produtiva, para o
desenvolvimento socioeconômico e agregação de valor a produtos
agropecuários. Nomes ou elementos gráficos que diferenciam a
apresentação de produtos ou serviços por sua origem, qualidade, produtor
ou outras características intrínsecas funcionam como mecanismo de
promoção comercial e de competitividade.
O mapa lançado pelo ministério contém
as IGs e MCs registradas pelo Instituto Nacional da Propriedade
Industrial (INPI) e regiões potenciais para o registro, a partir de
levantamento feito pela CIG com instituições parceiras e Divisões de
Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG) nas
Superintendências Federais de Agricultura (SFA).
A navegação no mapa é fácil e
intuitiva, bastando clicar com o botão direito do mouse sobre o polígono
desejado para acessar informações sobre os lugares associados a
produtos ou serviços típicos relacionados à importância social, cultural
e econômica das regiões. É possível realizar filtros na visualização, a
partir da seleção de variáveis que se deseja observar isoladamente. Os
produtos agropecuários foram destacados por fazerem parte do âmbito de
atuação do ministério e a intenção é de que novos produtos sejam
inseridos na aplicação, à medida em que forem identificados ou
registrados.
De acordo com Wellington Gomes dos
Santos, geógrafo da CIG/SMC e um dos responsáveis pelo trabalho, “a
expectativa é de que o mapa se configure em importante ferramenta de
divulgação e acesso às informações sobre esses produtos”. A Coordenadora
de Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do MAPA, Patrícia
Saraiva, destacou o potencial que o Brasil tem para produtos dessa
especificidade, “dada a sua grandeza e diversidade cultural e
territorial” e acrescentou que “o mapa inova ao apresentar de maneira
interativa informações também dos lugares de potenciais produtos”.
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