Agricultura Brasileira
                
Ourofino Agrociência apresenta novo propósito: Reimaginar a Agricultura Brasileira
Empresa adequou seu posicionamento estratégico no setor
Inspirar uma nova 
era de desenvolvimento, produtividade e crescimento, a fim de criar 
novas possibilidades para os desafios da agricultura nacional. Esse é o 
novo propósito da Ourofino Agrociência, reimaginar a agricultura 
brasileira.
O posicionamento nasceu de um estudo 
conduzido pela empresa nos últimos meses com o intuito de reposicionar 
estrategicamente a companhia, visando construir uma diferenciação 
relevante e sustentável para o mercado e, assim, orientar a gestão da 
Ourofino para ações adequadas às especificidades da agricultura 
nacional. 
De acordo com o gerente de Comunicação e
 Inteligência Competitiva da Ourofino Agrociência, Everton Molina 
Campos, o estudo teve início no segundo semestre de 2016 e, para ter um 
entendimento real das necessidades do agricultor brasileiro, abrangeu 
entrevistas com produtores e especialistas do setor. 
As pesquisas mostraram algo que a 
Ourofino já possui em seu DNA. “Identificamos que o agricultor almeja 
uma empresa que desenvolva produtos e soluções customizadas as suas 
necessidades, ou seja, que esteja próxima a ele e ofereça uma abordagem 
que vá além do relacionamento comercial. E esse é o nosso propósito”, 
afirma Campos. 
Luciano Galera, diretor de Marketing, 
Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, complementa que, hoje, a maioria 
das multinacionais do setor desenvolve produtos com formulações únicas e
 globais. “As soluções são testadas em centros de pesquisa no hemisfério
 norte, onde as condições edafoclimáticas são completamente diferentes 
das encontradas na agricultura tropical, que prevalece incidência de luz
 solar, altas temperaturas, umidade elevada, alta infestação de pragas e
 doenças, e presença de palha no solo, decorrente do plantio direto e da
 colheita da cana”, ressalta. 
Foi avaliando esse cenário que a 
Ourofino Agrociência vislumbrou seu novo propósito como companhia: 
Reimaginar a Agricultura Brasileira, com a missão de desenvolver 
produtos e serviços que se adequem às condições da agricultura tropical.
Galera reforça que, por possuir uma das 
mais modernas fábricas de defensivos agrícolas do mundo e laboratórios 
com equipamentos de última geração, a Ourofino iniciou um projeto de 
inovação incremental, a fim de desenvolver produtos com formulações 
adequadas às condições da agricultura brasileira. “O que proporciona 
melhor performance da cultura e menor impacto ambiental”, diz o 
diretor. 
Além de inovar para a agricultura 
nacional, a Ourofino Agrociência está mudando a abordagem com clientes 
para fomentar um relacionamento que realmente construa valor. “Estamos 
capacitando nossa equipe comercial para criar um relacionamento baseado 
em confiança e transparência. O objetivo é que nossos profissionais 
contribuam com ideias e soluções, para que sejamos realmente um parceiro
 de negócios”, pontua Miguel Padilha, diretor Comercial. 
A empresa também está investindo 
fortemente em uma maior presença digital, com divulgação de conteúdos 
relevantes para o agricultor utilizar no momento em que mais precisa, ou
 seja, no campo. Além de estar presente em mídias como Facebook, 
Twitter, Youtube e Instagram, a Ourofino ainda traz um site totalmente 
reformulado.  
Para expressar visualmente o novo 
propósito, com todas as adequações mencionadas anteriormente, a Ourofino
 Agrociência apresenta sua nova identidade visual. “A mudança tem por 
objetivo facilitar e simplificar a comunicação da empresa com o setor, 
bem como criar um senso de identidade e estabelecer uma diferenciação no
 mercado”, explica Campos. 
A alteração no logotipo faz parte do 
processo de adequação estratégica da empresa. “Ele expressa totalmente 
nosso propósito”, destaca o gerente de Comunicação e Inteligência 
Competitiva.  O losango do centro foi inspirado no fechamento do 
diafragma de uma máquina fotográfica e representa o reimaginar, um novo 
olhar. As linhas fazem referência às linhas do plantio, são 
características da agricultura. E as cores verde e amarelo fazem 
referência ao nosso país. “Assim, com a junção dos três elementos, temos
 claramente nosso propósito: Reimaginando a Agricultura Brasileira”, 
finaliza Campos.
Investimentos – inovando para a agricultura nacional 
Para o desenvolvimento de novos produtos adequados à agricultura brasileira, a Ourofino estabeleceu parcerias com importantes centros de pesquisa no Brasil, como a Embrapa Recursos Genéticos e Unesp Botucatu. Recentemente, também firmou parceria de R$ 60 milhões com a Finep. O contrato é válido para o biênio 2017/2018, com 70% do valor custeado pela financiadora. O montante será investido em novos produtos para a agricultura tropical e melhoria das formulações já existentes.
Para o desenvolvimento de novos produtos adequados à agricultura brasileira, a Ourofino estabeleceu parcerias com importantes centros de pesquisa no Brasil, como a Embrapa Recursos Genéticos e Unesp Botucatu. Recentemente, também firmou parceria de R$ 60 milhões com a Finep. O contrato é válido para o biênio 2017/2018, com 70% do valor custeado pela financiadora. O montante será investido em novos produtos para a agricultura tropical e melhoria das formulações já existentes.
Em 2016, no parque fabril localizado em 
Uberaba (MG), a Ourofino investiu R$ 15 milhões na construção de dois 
galpões de armazenagem. Agora, a empresa custeou mais de R$ 12 milhões 
na execução da planta industrial de WDG (Grânulos Dispersíveis). A 
tecnologia aplicada é a mais moderna e eficiente no mercado de 
defensivos agrícolas e proporciona ganhos no processo de formulação e na
 redução da exposição operacional na manipulação do produto, bem como 
visa a não poluição do meio ambiente.
 
                 
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