domingo, 11 de dezembro de 2022

 

Consultores conhecem experiências de pesquisa e produção de caprinos e ovinos no SemiáridoAdilson Nóbrega - Consultor Antonio Rota (de camisa cinza, ao centro) acompanha explação do pesquisador Kleibe Silva sobre núcleos de conservação de ovinos

Consultor Antonio Rota (de camisa cinza, ao centro) acompanha explação do pesquisador Kleibe Silva sobre núcleos de conservação de ovinos

Consultores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC) iniciaram, neste domingo (20), uma visita a estados do Nordeste em que observarão, em conjunto com pesquisadores da Embrapa, experiências de pesquisa e de produção de caprinos e ovinos em regiões semiáridas. Entre os objetivos, acompanhar resultados de projetos financiados pelas instituições e identificar pontos para uma futura rota de aprendizagem, onde pessoas de países da América Latina, África e Ásia poderão conhecer as experiências de produção do Semiárido brasileiro.

A visita teve início na sede da Embrapa Caprinos e Ovinos em Sobral (CE), onde Antonio Rota, especialista técnico em desenvolvimento pecuário do FIDA, e Pedro Bavaresco, consultor técnico do PDHC, conheceram, no domingo, campos experimentais e laboratórios para conhecer soluções tecnológicas desenvolvidas a partir de projetos em parceria com a Embrapa.

Os dois estiveram em áreas experimentais do sistema de produção lavoura-pecuária-floresta (ILPF Caatinga) e de núcleos de conservação de ovinos, além do laboratório de Respirometria. Durante a visita, também dialogaram com pesquisadores que apresentaram resultados de pesquisa nas áreas de Sanidade Animal, relacionadas a controle de doenças (inteligência zoossanitária e os estudos, ainda em andamento, de vacina contra verminose) e boas práticas para qualidade do leite. 

As tecnologias apresentadas na visita se integram na proposta de modelos de sistemas de produção sustentáveis para caprinos e ovinos. As pesquisas com sistemas integrados de produção e com dietas que reduzem emissão de metano pelos animais visam fomentar uma produção com impacto ambiental positivo. Já os estudos para controle de doenças querem minimizar o impacto dessas enfermidades não somente na saúde e redução da mortalidade nos rebanhos, mas também na qualidade dos produtos derivados do leite e carne de caprinos e ovinos, garantindo melhores possibilidades de oferta e acesso a mercados para os produtores.

Segundo Antonio Rota, essas pesquisas sinalizam uma atenção para o futuro e a preocupação com as condições climáticas. “O que me interessou muito foram os aspectos de qualidade e conhecimento técnico, sobretudo na produção pecuária sustentável, com impacto sobre clima, redução de efeito estufa e melhoria da produtividade dos animais”, afirmou ele, ressaltando que é uma tendência que este tipo de pesquisa seja alvo de atenção de fundos internacionais. 

No decorrer desta semana, Antonio e Pedro, juntamente equipe da Embrapa e com Fernanda Rocha, também consultora do FIDA, passarão por Sobral (CE), Quixadá (CE), Tauá (CE), Betânia (PI), Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), numa programação que contempla a visita a comunidades rurais, assentamentos, cooperativas, frigoríficos e laticínios, para conhecer as experiências de produtores rurais e agroindústrias, que contaram com incentivo do FIDA. Entre os destaques, ações do Projeto Dom Hélder Câmara, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e cofinanciado pelo FIDA, que busca reduzir os níveis de pobreza no Semiárido, qualificando os produtores para uma produção sustentável, que conta com apoio da Embrapa para transferência de tecnologias. 

“É um projeto importante pois a gente percebe que caprinocultura e ovinocultura ainda têm fragilidades relacionadas à produção e a Embrapa, com seu conhecimento sobre questões como o controle de doenças, contribuirá com muitos resultados para a região”, destacou Pedro Bavaresco, que reforçou ainda a ideia de que os locais visitados possam integrar uma rota a ser visitada por especialistas de outros países com projetos financiados pelo FIDA.

Para  Ana Clara Cavalcante, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, a visita às experiências nos três estados será, ainda, um momento de interação para sinalizar ações que possam ser eficientes na promoção do desenvolvimento regional a partir de arranjos produtivos com caprinos e ovinos. “Esperamos que possamos manter forte o vínculo com o FIDA, parceiro da Embrapa Caprinos e Ovinos desde 2006, atuando juntos em projetos que levem desenvolvimento sustentável a agricultores familiares do semiárido brasileiro”, destacou ela. A programação da visita segue até a próxima sexta-feira (25).

Nenhum comentário: