Portal da Sala da Cidadania oferece novos serviços ao público
 
     
        
Os beneficiários da reforma agrária e 
proprietários de imóveis rurais passam a contar, a partir de 31 de 
janeiro, com novos serviços no Portal da Sala da Cidadania, sistema criado pelo Incra para atendimento de demandas e informações.
Entre as principais mudanças do portal
 – no qual demandas relacionadas ao Incra são resolvidas de maneira mais
 simples e rápida – está a possibilidade dos assentados consultarem 
pendências identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a 
respeito da situação no lote, obterem orientações sobre como 
resolvê-las, e poderem enviar, por meio do sistema, os documentos 
solicitados para regularizar a situação.
Essa é primeira atualização do portal 
após sua criação, em abril de 2014. À época, o serviço âncora foi a 
renegociação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da 
Agricultura Familiar (Pronaf), relativas aos grupos A e A/C. Os 
aperfeiçoamentos realizados agora trazem a marca da ampliação da 
interface dos beneficiários com o sistema e com os servidores do Incra, 
responsáveis pelo atendimento das solicitações apresentadas.
Novidades
Novas funcionalidades permitem, por 
exemplo, atualização online de determinados dados do cadastro do 
beneficiário no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária 
(Sipra) pelo próprio interessado. Nos casos em que é preciso solicitar 
as alterações à área responsável no Incra, o beneficiário anexa o 
documento que comprova a mudança requerida e o envia por meio do 
sistema. Com isso, um técnico da autarquia fica responsável por analisar
 a demanda e efetivar as atualizações, sem a necessidade de deslocamento
 do assentado até uma unidade do Instituto.
Cada solicitação tem o mesmo prazo máximo de atendimento previsto em conformidade com a Lei nº 12.527/2011,
 a Lei de Acesso à Informação (LAI). A atualização dos dados dos 
beneficiários será exigida a cada dois anos, ou quando ocorrer alteração
 referente aos membros da família do assentado.
Os usuários acompanham a situação das 
solicitações virtualmente, com possibilidade de receber e-mails de 
servidores do Incra avisando sobre a conclusão da análise dos pedidos ou
 requerendo complementação de dados, se informarem um correio eletrônico
 para contato. Relatórios gerados a partir do sistema indicam a gestores
 e técnicos do Incra a forma como o atendimento está sendo conduzido, as
 áreas e responsáveis pelas avaliações, prazos em que foi dada a 
resposta, análise final, entre outros aspectos.
O Espelho do Beneficiário – documento 
no qual constam as informações completas sobre os assentados, o lote 
ocupado e o assentamento onde vivem – passa a conter comunicado sobre os
 indícios de irregularidades no Programa Nacional de Reforma Agrária 
apontados pelo TCU. Também são indicados todos os documentos a serem 
anexados para que um técnico da respectiva superintendência regional do 
Incra possa analisar o caso e regularizar a situação do interessado.
“São aperfeiçoamentos importantes, 
capazes de imprimir mais qualidade à prestação de serviços realizada 
pelo Incra e facilitar a vida de quem precisa resolver, em especial, 
pendências relacionadas aos apontamentos feitos pelo TCU, que impedem o 
acesso às políticas públicas voltadas aos beneficiários da reforma 
agrária”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Projetos de 
Assentamento do Incra, Ewerton Giovanni dos Santos.
Débitos
Outra novidade da versão da Sala da 
Cidadania é a possibilidade de solicitar a emissão e a impressão da guia
 de recolhimento específica para a quitação dos débitos relativos ao 
Crédito Instalação ( instituído pela Lei 13.001/2014 regulamentado pelo Decreto 8.256/2014).
 Em breve, poderão ser consultadas, ainda, as dívidas contraídas pelos 
assentados no âmbito do Pronaf, nas modalidades A e A/C, junto ao Banco 
da Amazônia. Haverá, posteriormente, a mesma possibilidade referente ao 
Banco do Brasil e ao Banco do Nordeste.
Também foram liberadas consultas de 
outros órgãos de governo a informações constantes no sistema, por meio 
da ferramenta Validador de Certidão do Beneficiário, que permite acesso 
ao teor do documento. “Essa possibilidade auxilia, por exemplo, na 
concessão de aposentadoria rural, já que um servidor do INSS pode 
verificar se as informações constantes da certidão impressa conferem com
 as do sistema”, explica o servidor Geraldo Soares, da Diretoria de 
Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra.
Segundo aponta, essa primeira 
atualização da Sala da Cidadania é fruto tanto das contribuições dos 
técnicos das superintendências regionais e sede da autarquia quanto das 
impressões dos usuários. “Novas funcionalidades e serviços serão 
disponibilizados no ano de 2017 e continuarão os investimentos em 
tecnologia para permitir, no futuro, acesso ao sistema por meio de 
tablets e smartphones”, afirma Soares.
Imóvel rural
A Sala da Cidadania, lançada no 
primeiro semestre de 2014, também conta com serviços direcionados aos 
produtores rurais, a exemplo de emissão do Certificado de Cadastro de 
Imóvel Rural (CCIR) e o encaminhamento do georreferenciamento do imóvel 
rural para certificação via Sistema de Gestão Fundiária (Sigef).
Os titulares de imóveis rurais podem 
acessar ainda a Declaração para Cadastro Rural para atualizar os dados 
de suas propriedades e posses ou requerer o Comprovante de Atividade 
Rural para fins previdenciários.
O acesso pode ser feito tanto pelo 
próprio interessado, por meio de um computador conectado à internet, 
quanto em espaços físicos existentes nas superintendências regionais e 
unidades avançadas do Incra, prefeituras que têm acordo de cooperação 
com a autarquia para esse fim, além de entidades da sociedade civil 
parceiras. Nesses espaços, o usuário tem a opção de contar com auxílio 
para operar o sistema.
 
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