Portal da Sala da Cidadania oferece novos serviços ao público
Os beneficiários da reforma agrária e
proprietários de imóveis rurais passam a contar, a partir de 31 de
janeiro, com novos serviços no Portal da Sala da Cidadania, sistema criado pelo Incra para atendimento de demandas e informações.
Entre as principais mudanças do portal
– no qual demandas relacionadas ao Incra são resolvidas de maneira mais
simples e rápida – está a possibilidade dos assentados consultarem
pendências identificadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a
respeito da situação no lote, obterem orientações sobre como
resolvê-las, e poderem enviar, por meio do sistema, os documentos
solicitados para regularizar a situação.
Essa é primeira atualização do portal
após sua criação, em abril de 2014. À época, o serviço âncora foi a
renegociação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da
Agricultura Familiar (Pronaf), relativas aos grupos A e A/C. Os
aperfeiçoamentos realizados agora trazem a marca da ampliação da
interface dos beneficiários com o sistema e com os servidores do Incra,
responsáveis pelo atendimento das solicitações apresentadas.
Novidades
Novas funcionalidades permitem, por
exemplo, atualização online de determinados dados do cadastro do
beneficiário no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária
(Sipra) pelo próprio interessado. Nos casos em que é preciso solicitar
as alterações à área responsável no Incra, o beneficiário anexa o
documento que comprova a mudança requerida e o envia por meio do
sistema. Com isso, um técnico da autarquia fica responsável por analisar
a demanda e efetivar as atualizações, sem a necessidade de deslocamento
do assentado até uma unidade do Instituto.
Cada solicitação tem o mesmo prazo máximo de atendimento previsto em conformidade com a Lei nº 12.527/2011,
a Lei de Acesso à Informação (LAI). A atualização dos dados dos
beneficiários será exigida a cada dois anos, ou quando ocorrer alteração
referente aos membros da família do assentado.
Os usuários acompanham a situação das
solicitações virtualmente, com possibilidade de receber e-mails de
servidores do Incra avisando sobre a conclusão da análise dos pedidos ou
requerendo complementação de dados, se informarem um correio eletrônico
para contato. Relatórios gerados a partir do sistema indicam a gestores
e técnicos do Incra a forma como o atendimento está sendo conduzido, as
áreas e responsáveis pelas avaliações, prazos em que foi dada a
resposta, análise final, entre outros aspectos.
O Espelho do Beneficiário – documento
no qual constam as informações completas sobre os assentados, o lote
ocupado e o assentamento onde vivem – passa a conter comunicado sobre os
indícios de irregularidades no Programa Nacional de Reforma Agrária
apontados pelo TCU. Também são indicados todos os documentos a serem
anexados para que um técnico da respectiva superintendência regional do
Incra possa analisar o caso e regularizar a situação do interessado.
“São aperfeiçoamentos importantes,
capazes de imprimir mais qualidade à prestação de serviços realizada
pelo Incra e facilitar a vida de quem precisa resolver, em especial,
pendências relacionadas aos apontamentos feitos pelo TCU, que impedem o
acesso às políticas públicas voltadas aos beneficiários da reforma
agrária”, afirma o diretor de Desenvolvimento de Projetos de
Assentamento do Incra, Ewerton Giovanni dos Santos.
Débitos
Outra novidade da versão da Sala da
Cidadania é a possibilidade de solicitar a emissão e a impressão da guia
de recolhimento específica para a quitação dos débitos relativos ao
Crédito Instalação ( instituído pela Lei 13.001/2014 regulamentado pelo Decreto 8.256/2014).
Em breve, poderão ser consultadas, ainda, as dívidas contraídas pelos
assentados no âmbito do Pronaf, nas modalidades A e A/C, junto ao Banco
da Amazônia. Haverá, posteriormente, a mesma possibilidade referente ao
Banco do Brasil e ao Banco do Nordeste.
Também foram liberadas consultas de
outros órgãos de governo a informações constantes no sistema, por meio
da ferramenta Validador de Certidão do Beneficiário, que permite acesso
ao teor do documento. “Essa possibilidade auxilia, por exemplo, na
concessão de aposentadoria rural, já que um servidor do INSS pode
verificar se as informações constantes da certidão impressa conferem com
as do sistema”, explica o servidor Geraldo Soares, da Diretoria de
Desenvolvimento de Projetos de Assentamento do Incra.
Segundo aponta, essa primeira
atualização da Sala da Cidadania é fruto tanto das contribuições dos
técnicos das superintendências regionais e sede da autarquia quanto das
impressões dos usuários. “Novas funcionalidades e serviços serão
disponibilizados no ano de 2017 e continuarão os investimentos em
tecnologia para permitir, no futuro, acesso ao sistema por meio de
tablets e smartphones”, afirma Soares.
Imóvel rural
A Sala da Cidadania, lançada no
primeiro semestre de 2014, também conta com serviços direcionados aos
produtores rurais, a exemplo de emissão do Certificado de Cadastro de
Imóvel Rural (CCIR) e o encaminhamento do georreferenciamento do imóvel
rural para certificação via Sistema de Gestão Fundiária (Sigef).
Os titulares de imóveis rurais podem
acessar ainda a Declaração para Cadastro Rural para atualizar os dados
de suas propriedades e posses ou requerer o Comprovante de Atividade
Rural para fins previdenciários.
O acesso pode ser feito tanto pelo
próprio interessado, por meio de um computador conectado à internet,
quanto em espaços físicos existentes nas superintendências regionais e
unidades avançadas do Incra, prefeituras que têm acordo de cooperação
com a autarquia para esse fim, além de entidades da sociedade civil
parceiras. Nesses espaços, o usuário tem a opção de contar com auxílio
para operar o sistema.
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