Alimentos orgânicos uma opção de vida e um bom negócio
 Para alguns uma opção de vida, para outros um negócio e, para muitos, 
algo que não faz parte de seu cotidiano. Esta ainda é uma realidade dos 
produtos orgânicos que precisa ser modificada para dar acesso a uma 
alimentação mais saudável a todos.
 A
 agricultura orgânica se insere nas agriculturas de base ecológica que 
incluem os diferentes estilos de agricultura que se desenvolveram ao 
redor do mundo, como a convencional, transgênica, natural, biodinâmica, 
sustentável, ecológica, biológica, alternativa, integrada entre outras.
 Segundo normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento 
(Mapa), na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que
 coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados 
fertilizantes sintéticos, solúveis, agrotóxicos e transgênicos e para 
comercializar seus produtos é necessário que os produtores tenham uma 
certificação de um Organismo de Avaliação da Conformidade Orgânica 
(OAC), credenciado junto ao Ministério da Agricultura.
 O segmento de produtos orgânicos será apresentado e debatido junto com 
outros produtos de segmentos considerados como nichos de mercado no "I 
Workshop de Nichos de Mercado para o setor agroindustrial" que acontece 
nos dias 23 e 24 de setembro de 2014, no Centro de Convenções da Unicamp
 em Campinas, SP, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa 
Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e
 Abastecimento e seus parceiros.
 
Além dos orgânicos, o workshop vai discutir também os segmentos de 
flores, plantas ornamentais e medicinais, bem como produtos derivados da
 ovionocaprinocultura como o consumo da carne de cordeiro e o leite de 
cabra, hortaliças minimamente processadas, frutas ainda pouco conhecidas
 pelos brasileiros, alimentos funcionais e tecidos produzidos com o 
algodão naturalmente colorido, desenvolvido pela Embrapa.
 O tema orgânicos incluindo a produção, comercialização e estudos de 
caso, será abordado por Romeu Mattos Leite, coordenador de produção da 
Vila Yamaguishi, fazenda de produção de orgânicos, em Jaguariúna, SP e 
por Javier Vilanova da indústria de alimentos orgânicos Jasmine 
Alimentos, que fica em Curitiba, PR.
 A produção e o mercado de orgânicos
A agricultura orgânica se tornou um setor mundial de US$ 64 bilhões em 2014, com 44% das vendas ocorrendo nos EUA, segundo relatório do The World of Organic Agriculture divulgado em fevereiro deste ano durante a Biofach, a maior exposição mundial especializada em produtos orgânicos que acontece em Nuremberg, Alemanha. O relatório indica ainda que 1,9 milhão de produtores estão certificados em 164 países, chegando a 37,5 milhões de hectares dedicados a produtos orgânicos. A área de produção expandiu quase 200 mil hectares desde 2011. Em pelo menos 10 países mais de 10% da superfície agriculturável é orgânica.
A agricultura orgânica se tornou um setor mundial de US$ 64 bilhões em 2014, com 44% das vendas ocorrendo nos EUA, segundo relatório do The World of Organic Agriculture divulgado em fevereiro deste ano durante a Biofach, a maior exposição mundial especializada em produtos orgânicos que acontece em Nuremberg, Alemanha. O relatório indica ainda que 1,9 milhão de produtores estão certificados em 164 países, chegando a 37,5 milhões de hectares dedicados a produtos orgânicos. A área de produção expandiu quase 200 mil hectares desde 2011. Em pelo menos 10 países mais de 10% da superfície agriculturável é orgânica.
 No Brasil, são 13,5 mil unidades de produção orgânicas certificadas, 
informa Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministério da 
Agricultura Pecuária e Abastecimento. A meta do governo é ampliar para 
50 mil produtores até 2015.
 Segundo
 o especialista, ainda não existem dados precisos sobre o mercado 
nacional de orgânicos, já que parte da comercialização é de venda direta
 em feiras livres feitas por produtores e associações de produtores de 
orgânicos e outra parte é feita em supermercados e pequenos comércios. 
Sobre a exportação de produtos orgânicos no Brasil em 2013 temos o dado 
de US$ 130 milhões (OrganicsBrazil).
 As iniciativas para fomentar o consumo de orgânicos no país não param. 
As feiras vão surgindo aos poucos, em Brasília (DF) são 21 pontos de 
venda; em São Paulo (SP) já são 10, incluindo uma inaugurada 
recentemente no estacionamento de um shopping; em Curitiba (PR) existe 
um Mercado Municipal de Produtos Orgânicos que serve de referência na 
comercialização do produto, os espaços nos supermercados estão 
aumentando e surgem pequenos comércios voltados para o setor.
 No governo federal existem vários programas de incentivo, específicos 
para a agricultura familiar orgânica ou agroecológica, como o Programa 
Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Agroecologia
 e o Pronaf Sustentável, além do Programa de Aquisição de Alimentos 
(PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que colaboram 
na expansão da produção e consumo dos orgânicos.
 Até na Copa do Mundo este ano, no Brasil, os produtores de orgânicos 
ganharam espaço para promover seus produtos numa ação dentro da campanha
 governamental "Brasil Orgânico e Sustentável" que pretende fomentar o 
comércio de produtos orgânicos, com geração de emprego e renda para 
centenas de trabalhadores.
 Gargalos 
Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos, da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) diz que não existem dados sobre as variedades e os volumes produzidos de orgânicos. As autoridades deveriam começar a obter dados mais detalhados das principais culturas, como frutas, grãos, hortigranjeiros, cereais, etc."
Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos, da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA) diz que não existem dados sobre as variedades e os volumes produzidos de orgânicos. As autoridades deveriam começar a obter dados mais detalhados das principais culturas, como frutas, grãos, hortigranjeiros, cereais, etc."
 Ela constata que os empresários da agroindústria se queixam da 
descontinuidade do fornecimento de certos ingredientes o que impede a 
produção de alguns alimentos, além disso, chama a atenção para a 
carência de veterinários capacitados e de extensionistas na produção 
animal orgânica.
  "Necessitamos de 
pesquisa para produzir sementes orgânicas de qualidade, incrementar os 
insumos disponíveis que alavanquem a produção e também não contamos com 
equipamentos apropriados a pequenos agricultores, forçando-os a lançar 
mão de adaptações. Soma-se a isso o problema da produção sazonal, que é 
concebida de forma mais rudimentar", portanto, ainda existem muitos 
obstáculos a serem superados (site da SNA).
 Alberto Wanderley, que é produtor orgânico e atua como consultor 
técnico na Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do 
Desenvolvimento Agrário (MDA), afirma que um dos pontos cruciais para 
expandir os produtos orgânicos é a viabilidade econômica da produção.
 "É preciso organizar a produção, a distribuição, discutir as normas de 
certificação e principalmente o preço do produto". Somente desta forma é
 possível tornar os produtos orgânicos acessíveis à grande parte da 
população que hoje é excluída do seu consumo, acredita o consultor.
 Em sua opinião, um custo significativo para o produtor orgânico 
consiste na parte da produção que ele deixa de comercializar, isso 
acarreta um aumento no custo de produção. Por outro lado, ele não pode 
repassar este custo ao consumidor, já que existe um limite de preço que o
 consumidor está disposto a pagar. O bom senso terá que prevalecer na 
hora de estabelecer o preço do produto orgânico, senão, ele será sempre 
um produto de nicho, conclui o especialista.
 Uma das questões que preocupa Júlio Cesáriu, um empresário de 
alimentos, que participa da Feira de Produtos Orgânicos do Parque 
Ecológico, em Campinas/SP, são as exigências a serem cumpridas para 
obter a certificação. Veja os depoimentos de Júlio e de Rogério Dias a 
respeito de certificação.
 Como aumentar o consumo de orgânicos
Wanderley acredita que como forma de ampliar este mercado, é preciso dar oportunidade ao consumidor de ter sua primeira experiência no consumo de orgânicos. Os produtores, associações e cooperativas que abastecem os diferentes mercados devem proporcionar às pessoas esta oportunidade com ações promocionais de comunicação e divulgação nos pontos de venda, direcionando o excedente da produção para a promoção comercial dos produtos.
Wanderley acredita que como forma de ampliar este mercado, é preciso dar oportunidade ao consumidor de ter sua primeira experiência no consumo de orgânicos. Os produtores, associações e cooperativas que abastecem os diferentes mercados devem proporcionar às pessoas esta oportunidade com ações promocionais de comunicação e divulgação nos pontos de venda, direcionando o excedente da produção para a promoção comercial dos produtos.
 "Uma vez 
que o consumidor prove o produto e reconheça a diferença, novos 
consumidores serão conquistados" acredita o produtor e consultor do MDA.
 Romeu Matos Leite que além de produtor, é membro da Câmara Temática 
Nacional de Agricultura Orgânica e participante da Comissão Nacional de 
Agroecologia e Produção Orgânica do Ministério do Desenvolvimento 
Agrário – MDA acredita que a educação e a pesquisa têm muito a 
contribuir para a expansão dos orgânicos no país. Além disso, precisamos
 dar soluções criativas para manter o jovem na propriedade e concretizar
 a sucessão no campo, que não é um problema apenas da propriedade 
orgânica, mas, que precisa ser pensada, conclui Romeu.
 As discussões sobre este e outros segmentos de nichos de mercado você 
poderá acompanhar no "I Workshop de Nichos de Mercado para o Setor 
Agroindustrial" que conta com o patrocínio de Agrocinco, Arysta, Banco 
do Brasil e Pepsico.
 Entre os 
parceiros do evento estão: a Associação Brasileira de Supermercados 
(Abras), Associação Brasileira de Santa Inês (ABSI), Ministério da 
Agricultura (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 
Pró-reitoria de Pesquisa da Unicamp, e as empresas Caprilat, Cava 
Cordeiro, CentroFlora, Ceagesp, FarmPoint, Grupo Horta, Guaiuba 
Agropecuária, Ícone, Jasmine Alimentos, Natural Cotton Color, Ouro Fino,
 Produtos Yamaguishi e Scot Consultoria.
 
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