Nova tecnologia vai ajudar o produtor rural a ter controle financeiro e socioambiental de projetos implantados na fazenda
Os
produtores rurais que cultivam sistemas agroflorestais (SAFs), que são
as formas de produção que auxiliam na redução do desmatamento e na
promoção do reflorestamento em diferentes ecossistemas – contam agora
com um aplicativo para auxiliar na gestão financeira e socioambiental de
suas atividades: o AnaliSAFs. O aplicativo é um sistema digital que
realiza análise financeira e socioambiental de sistemas agroflorestais. O
objetivo é auxiliar produtores rurais, técnicos extensionistas,
pesquisadores e manejadores de SAFs no aprimoramento de suas técnicas e
melhoria dos resultados produtivos, sociais e ambientais de seus
plantios.Os sistemas agroflorestais lidam com diversos tipos de cultivos na mesma área e praticamente ao mesmo tempo. Portanto, o planejamento e a constante análise são fundamentais para o sucesso do empreendimento”, explica Marcelo Arco Verde, da Embrapa Florestas, pesquisador responsável pelo módulo de análise financeira. “Uma ferramenta que auxilie nesse acompanhamento e a fazer simulações é de fundamental importância”, explica.
O AnaliSAFs funciona em duas plataformas: em dispositivos Android, como celulares e tablets, e em computadores. A inserção dos dados pode ser feita diretamente no campo, mesmo em locais sem acesso à internet. O aplicativo armazena os dados e, quando é possível o acesso à internet, as informações são enviadas ao sistema. No computador, o usuário tem acesso aos dados coletados e à análise financeira. A ferramenta auxilia também no planejamento e na fase de acompanhamento devido à sua praticidade na obtenção dos dados parciais.
São abordadas informações sobre todas as atividades e operações necessárias para cada cultura do SAF, como custos de mão de obra e insumos, além da taxa de juros. Para cada cultivo do SAF, seja ele de curto, médio ou longo prazo, o usuário pode inserir dados individualizados. Com isso, o sistema disponibiliza uma análise financeira que possibilita ao usuário saber o impacto de cada item nos custos e receitas da produção agroflorestal.
O AnaliSAFs foi lançado esta semana ao fim do minicurso “Análise da Viabilidade Financeira de Sistemas Agroflorestais”, ministrado pelo pesquisador Marcelo Arco Verde, da Embrapa Florestas, durante o Congresso Brasileiro de Sistemas Agroflorestais (CBSAF).
Nenhum comentário:
Postar um comentário