As novas cultivares de feijão de corda
As cultivares BRS Utinga (grãos brancos), BRS Bené (grãos marrons), BRS Guirá (grãos pretos) e BRS Natalina (tipo “manteiguinha”) são inovações para a agricultura familiar e empresarial do estado do Pará. Elas serão distribuídas aos produtores de sementes no próximo hoje, dia 15/02, em área de produtor no município de Tracuateua, região Nordeste Paraense.
O feijão-caupi [ Vigna u nguiculata (L.) Walp.] é um alimento proteico e energético que tem um importante papel na segurança alimentar e nutricional nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Essa cadeia produtiva gera renda e envolve desde o agricultor familiar, pequeno, médio, até grandes produtores em nível empresarial.
Nos últimos dez anos, a produção paraense de feijão sofreu uma queda de cerca de 40%, ficando em 21 mil toneladas na safra de 2021/2022. Desse total, 19 mil toneladas são de grãos de feijão-caupi, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “As novas cultivares podem apoiar a retomada da produção de feijão no estado, atender às demandas locais e fortalecer o segmento da agricultura familiar, além disso, embora ainda não recomendadas para outros estados, elas já despertaram interesse em produtores que carecem de novos materiais mais produtivos e resistentes a pragas e doenças”, informa Bruno Giovany de Maria, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário