ALERTA: segunda-feira deve ter chuvas intensas
Semana inicia com instabilidadesNeste início de semana, a primeira formação do mês da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – uma área na qual há o encontro de ventos, resultando na formação de chuvas – vai distribuir as águas sobre as principais regiões produtoras do Centro-Oeste e Sudeste do País.
Porém existem alertas em relação aos temporais sobre a região sudeste, onde as instabilidade devem ser na forma de tempestades.
Ao mesmo tempo, duas massas de ar seco vão afetar as condições de chuva em partes do sul e nordeste do país. Ainda assim, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deve causar chuvas no nordeste.
Mas na região sul, a condição de tempo seco pode trazer alertas em relação aos baixos índices de umidade do ar.
Veja a previsão por região:
Norte
A distribuição das chuvas será abrangente neste início de semana. Todos os setores da região norte podem registrar alguma instabilidade no decorrer desta segunda. O destaque será a faixa norte, incluindo áreas do sul de Rondônia, norte do Amazonas, Amapá e norte do Pará. Apenas o sul do Tocantins tem uma maior variação nas condições de chuvas, em consequência da proximidade com uma massa de ar seco.
Nordeste
A massa de ar seco associada a um bloqueio atmosférico, mantém o tempo firme em boa parte da Bahia, algumas instabilidades podem surgir no extremo norte e no extremo oeste do estado, mas sem indicativos de volumes significativos. Por outro lado, a faixa norte conta com a presença da ZCIT, que aumenta as condições de chuvas desde o Maranhão até o nordeste do nordeste, com valores de chuva variando entre os 10 e 30 mm.
Centro-Oeste
As projeções indicam a presença de um corredor de umidade sobre a parcela central da região, e isso promove uma maior abrangência das instabilidades, dando condições para as chuvas em áreas do Distrito Federal e leste de Goiás. Sobre o Mato Grosso do Sul, as instabilidades ocorrem de maneira um pouco mais irregular, sendo que o sul do estado terá o predomínio de tempo firme. Nas áreas com a maior presença de nebulosidade, as temperatura fica mais amenas no período da tarde.
Sudeste
Com o avanço do corredor de umidade sobre a região, mais áreas poderão receber chuvas neste início de semana. Desta forma, são esperadas chuvas fortes sobre o sudeste de Minas Gerais, região do Vale do Paraíba e no estado do Rio de Janeiro. As instabilidades podem ser na forma de temporais, acompanhados de queda de vendavais, chuvas intensas em curtos períodos de tempo e queda de granizo. Porém, algumas regiões ao sul do estado de São Paulo, podem ter o maior predomínio do sol. Apesar da grande presença de nebulosidade, o calor será forte e pode resultar em sensação de abafamento.
Sul
Após a passagem de um ciclone na região, uma área de alta pressão se estabeleceu no sul do Brasil. Assim, para este início de semana, o tempo será firme em grande parte dos três estados, apesar da possibilidade de algumas chuvas isoladas sobre a faixa leste da região e ao norte do Paraná. O amanhecer terá temperaturas mais amenas, especialmente nos campos de cima da serra, mas o aquecimento será forte no período da tarde. Há alertas para baixa umidade no sudoeste do Rio Grande do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário