quarta-feira, 10 de agosto de 2022

 

Novidades para o manejo da cultura do coco

  

Hoje começa, em Fortaleza, no Ceará, e vai até a próxima sexta feira, a Feira Nacional do Coco (Fenacoco), evento que se pretende estudar, propor e promover a cadeia produtiva do coco, com vistas ao desenvolvimento sustentável do setor. A Embrapa apresentará ao público as tecnologias definidas para o beneficiamento da cocoicultura. Quem visitar a Fenacoco da Embrapa para chamar a atenção para os conteúdos e o soluções digitais por meio de vídeos e soluções digitais.

As inovações vão desde a película biodegradável para coco verde, desenvolvida pela Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), até a ‘Coquita’, criada pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) à base do pó da casca de coco acrescido de diferentes fontes de matéria orgânica disponível na propriedade rural, como o éster bovino, o esterco de cascas de coco em mistura com composto orgânico mais húmus de minhoca.

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), por sua vez, abordará as tecnologias relacionadas à irrigação do coqueiro e ao processamento do fruto. O terá acesso às seguintes publicações:  “Irrigação e aplicação de fertilizantes públicos no coqueiro” , “Qualidade da água dos frutos do Coqueiro-Anão” e “Manejo da irrigação do Coqueiro-Anão” .

Irá fornecer o ramo da agricultura digital, a Embrapa Tabuleiros exporta o software FertOnline Mobile, desenvolvido para fornecer aquisição de adubação e calagem para o cultivo de coqueiros. Trata-se do aplicativo de sistema de adubação para o Nordeste do Brasil, agora em formato de celular acessível, gratuito na Play Store . As informações sobre essas tecnologias estão disponíveis para o público em geral, gratuitamente, na seção Soluções Tecnológicas do site da Embrapa Tabuleiros Costeiros.

O Ministro da Agricultura, Marcos Monte, vai participar da solenidade de abertura da Fenacoco 2022. O presidente da Embrapa, Celso Moretti, terá palestra sobre a Diplomacia dos Fertilizantes”, ou seja, a importância dos fertilizantes como produto não passível de sanção junto a Organismos Internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). No mesmo dia, às 16h30, a pesquisadora Maria Cléa Figueiredo, da Embrapa Agroindústria Tropical, ministrará a palestra “Pegadas Hídricas e de Carbono do Coco Verde: Oportunidades e Desafios”.

A Fenacoco organiza desde produtores, empresários públicos, artes e pesquisadores do setor de áreas relacionadas à atividade. Em sua edição mais recente, realizada em 2019, a Fenacoco reuniu 822 participantes de 25 estados brasileiros e seis países, consolidando-se como o maior evento de cocoicultura da América Latina. Com programação diversificada, a Fenacoco contará com palestras, mesas-redondas, exposição de artesanato, simpósios e espaços gastronômicos.

Nenhum comentário: