Inédito
New Holland apresenta novo trator movido a biometano pela 1ª vez no Brasil
Mesma eficiência e menos emissões
Com design
futurista, conceito tem motor com mesmo desempenho de versão a diesel
com até 30% de redução de custos; modelo conecta todos os elementos para
a independência energética dos produtores rurais
O Brasil é o primeiro país da América
Latina a receber o novo trator conceito movido a biometano da New
Holland Agriculture. O protótipo simboliza a transformação energética
nas propriedades rurais do país, com a possibilidade de o produtor
buscar sua independência de combustível. O novo trator conceito foi
construído usando como base os protótipos anteriores do T6 movido a
metano para alcançar um avanço tecnológico relevante.
“A presença do novo trator conceito no
Brasil é significativo por dois motivos: a importância do agronegócio no
país, responsável por sustentar o Produto Interno Bruto e tirá-lo de
uma recessão; e por carimbar o compromisso da New Holland com a produção
sustentável, independente e tecnificada”, afirma Rafael Miotto,
vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.
O novo trator conceito movido a metano
cria um elo vital no ciclo virtuoso que fornece uma produção neutra de
CO2, em que a própria fazenda produz a energia que precisa para realizar
suas operações, aquecer instalações agrícolas e fazer seus equipamentos
funcionarem – conceito de Energy Independent Farm. O biometano como
combustível sustentável é particularmente adequado a fazendas, pois elas
têm as matérias-primas e o espaço para abrigar um biodigestor para
produzir o gás.
“Em 2013, a marca apresentou o primeiro
protótipo do trator T6 movido a metano, que vem sendo, desde então,
testado com seus clientes. No Brasil, o modelo chegou em 2017 e desde
então está em avaliações práticas no campo, como na Chácara Marujo, em
Castro (PR)”, explica Nilson Righi, gerente de Marketing para Produto.
Mesma eficiência e menos emissões
O novo trator conceito movido a biometano
usa motor com uma avançada e eficiente tecnologia de combustão
especificamente desenvolvida para aplicações agrícolas pela FPT
Industrial, marca que, assim com ao New Holland, pertence à CNH
Industrial. A motorização NEF, de 6 cilindros, desenvolve 180 hp de
potência e 740 Nm de torque, o que garante um desempenho equivalente ao
modelo movido à diesel.
O conceito possui também a mesma
durabilidade e intervalos de serviços, mas vai além, gerando uma redução
de custos de até 30%. O tanque de combustível tem design inovador e usa
uma estrutura tubular em camadas composta, o que permite um dia inteiro
de autonomia - em linha com um modelo equivalente a diesel.
Em condições reais de campo, o novo
conceito movido a biometano produz, pelo menos, 10% menos de emissões de
CO2 e reduz o total de emissões em 80% em comparação com um motor
padrão a diesel. Seu desempenho ambiental melhora ainda mais quando
alimentado por biometano produzido a partir de restos de colheitas e
resíduos de culturas energéticas de origem agrícola, o que resulta em
emissões de CO2 próximas a zero.
Estilo reinventado
A New Holland reinventou o estilo de
trator, tomando como inspiração o design automotivo, para criar uma
aparência totalmente integrada, ao mesmo tempo que acentua elementos de
estilo icônicos da marca, como as luzes e as entradas de ar agressivas
do capô. Ela também criou o exclusivo assento em formato de folha.
A máquina tem um estilo que lembra
desenhos automotivos. A cabine envidraçada tem uma visibilidade de 360
graus, ou seja, aumento de 20% em comparação com um trator padrão. O
teto arqueado de vidro conta com um receptor totalmente integrado de
Precision Land Management (PLM), com um interior que oferece um ambiente
operacional organizado, com todos os controles essenciais no apoio de
braço integrado e parâmetros adicionais controlados por um display
interativo. O conjunto do display, por sinal, é fixo e se move com o
volante ajustável, garantindo visibilidade ideal das informações em
todas as posições.
Potencial energético brasileiro
O biodigestor é alimentado com culturas
energéticas especificamente produzidas, resíduos animais alimentares ou
de culturas. Ele pode usar o lixo coletado de fábricas de alimentos,
supermercados e restaurantes, além dos materiais reunidos na fazenda. O
biogás produzido no biodigestor é transferido para uma estação de
refinamento, onde é transformado em metano de grau combustível para
acionar os veículos e as máquinas da fazenda.
O metano também pode ser usado para
alimentar um gerador para produzir eletricidade, que pode ser usada na
fazenda, além de ser uma fonte elétrica extra para abastecer comunidades
locais. Os subprodutos da biodigestão podem ser usados como
fertilizantes naturais nos campos da fazenda.
Segundo a Empresa de Pesquisa Energética
(EPE), o potencial energético das biomassas (matéria orgânica usada como
fonte de energia) no Brasil chega a cerca de 460 milhões de TEP
(Tonelada Equivalente de Petróleo) em 2050. Já a Associação Brasileira
de Biogás e Biometano (Abiogás) considera que o potencial nacional é de
cerca de 20 bilhões de metros cúbicos ao ano nos setores sucroalcooleiro
e na produção de alimentos. No setor de saneamento básico, resíduos
sólidos e esgotos domésticos é de três bilhões de metros cúbicos ao ano.
Histórico de energia limpa
A New Holland tem superado os limites da
inovação em soluções de energia limpa por mais de uma década com a
estratégia de Clean Energy Leader. Foi a primeira fabricante a oferecer
100% de compatibilidade com biodiesel, em 2006. Em 2009, desenvolveu o
primeiro conceito de trator movido a hidrogênio do mundo, o NH2,
oferecendo a viabilidade de sua tecnologia de emissão zero para o
futuro. Este foi um elemento chave do conceito Energy Independent Farm
da marca, lançado ao mesmo tempo.
A marca continuou a explorar combustíveis
alternativos que poderiam oferecer emissões reduzidas e baixar os
custos. Em 2012, criou o seu primeiro trator protótipo movido a propano
e, agora, está desenvolvendo um T6 que pode ser abastecido com propano,
em parceria com o Propane Education & Research Council (PERC). Em
2013, a New Holland apresentou o primeiro protótipo do trator T6 movido a
metano, que vem sendo, desde então, desenvolvido e testado com seus
clientes.
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