Balança comercial fecha no azul em US$ 4,5 bi em fevereiro
Exportações
Vendas para o exterior superaram as importações. Mercado asiático apresentou o maior crescimento, avanço de 86% na exportações
A balança comercial
fechou no azul em fevereiro. A diferença entre as exportações e as
importações deixou um saldo positivo de US$ 4,5 bilhões no mês passado.
Os dados são do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e
foram divulgados na quinta-feira (02).
Esse resultado do mês foi formado por exportações de US$ 15,5 bilhões e importações de US$ 10,9 bilhões no período. Os números mostram, ainda, que houve crescimento na venda de produtos brasileiros para o exterior em todas as modalidades.
Os itens classificados como básicos, a exemplo de grãos e outros produtos agrícolas, registraram avanço de 48,3% frente a fevereiro do ano passado. Com esse desempenho, o grupo registrou exportações de US$ 7,4 bilhões.
Os manufaturados também apresentaram bom desempenho, com vendas de US$ 5,5 bilhões e crescimento de 5,7%. Os semimanufaturados seguiram a mesma trajetória de alta, avançaram 2% e fecharam o mês com vendas de US$ 2,2 bilhões.
Vendas para a Ásia
Entre os principais mercados para o Brasil, o destaque foi a Ásia, região que expandiu a compra de produtos brasileiros em 42,7%. Apenas a China avançou 86,9%, com US$ 3,6 bilhões em compras.
Os principais produtos vendidos para os chineses foram petróleo em bruto, minério de ferro, soja em grão, ferro-ligas, aviões, hidrocarbonetos, minério de manganês, borracha sintética, minério de cromo.
Fonte: Portal Brasil
Esse resultado do mês foi formado por exportações de US$ 15,5 bilhões e importações de US$ 10,9 bilhões no período. Os números mostram, ainda, que houve crescimento na venda de produtos brasileiros para o exterior em todas as modalidades.
Os itens classificados como básicos, a exemplo de grãos e outros produtos agrícolas, registraram avanço de 48,3% frente a fevereiro do ano passado. Com esse desempenho, o grupo registrou exportações de US$ 7,4 bilhões.
Os manufaturados também apresentaram bom desempenho, com vendas de US$ 5,5 bilhões e crescimento de 5,7%. Os semimanufaturados seguiram a mesma trajetória de alta, avançaram 2% e fecharam o mês com vendas de US$ 2,2 bilhões.
Vendas para a Ásia
Entre os principais mercados para o Brasil, o destaque foi a Ásia, região que expandiu a compra de produtos brasileiros em 42,7%. Apenas a China avançou 86,9%, com US$ 3,6 bilhões em compras.
Os principais produtos vendidos para os chineses foram petróleo em bruto, minério de ferro, soja em grão, ferro-ligas, aviões, hidrocarbonetos, minério de manganês, borracha sintética, minério de cromo.
Fonte: Portal Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário