terça-feira, 31 de janeiro de 2023

 

O milho transgênico totalmente produzido no Brasil é resistente a várias pragas

   

Já foram lançadas, variedades geneticamente melhoradas com evento de milho transgênico BTMAX. O evento é altamente eficiente no combate à broca-da-cana ( Diatraea saccharalis ) e à lagarta-do-cartucho ( Spodoptera frugiperda ), considerada a mais importante praga da cultura do milho. O BTMAX, obtido com a adição de um gene da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), é resultado de uma parceria público-privada totalmente brasileira entre a Embrapa e a Helix.

Testes de laboratório e de campo foram conduzidos em regiões relevantes para o agronegócio de milho no Brasil. De acordo com os resultados, “o BTMAX foi tão eficiente quanto a melhor tecnologia do mercado e não causou danos às folhas e espigas da planta, mesmo em regiões infestadas pela lagarta-do-cartucho, como o município de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso. Esses resultados foram o fato mais relevante para a equipe tomar uma decisão”, explica Cesar Moisés Camilo, pesquisador do Helix.

Segundo o pesquisador, com a diluição de uma folha de milho BTMAX em uma dieta artificial replicada 25 vezes, 70% das lagartas morreram em 7 dias. Após 14 dias, BTMAX eliminou 99% das lagartas, e o 1% que ficou vivo não completou o ciclo de vida. “Um ponto muito importante para gerenciar a resistência proteica”, reforça o pesquisador do Helix. “O milho BTMAX não apresenta resistência cruzada com as proteínas em eventos comerciais em que ocorre quebra de resistência”, afirma.

Nenhum comentário: