sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

 

Hoje é comemorado o Dia do Queijo

  

Um dos alimentos mais versáteis do mundo, o queijo começou a ser feito há 8000 anos, a.C. Foi quando o homem iniciou a domesticar bovinos, ovino e caprinos, surgindo daí o consumo de leite. A história registra que o primeiro queijo feito foi o que hoje é conhecido como queijo de coalho. Primeiro o queijo surgiu no Egito e depois foi para a Grécia. Em seguida a fabricação do queijo se espalhou pelo Império Romano e acabou sendo controlado pelas ordens religiosas, que desenvolveram tipos variados de queijos, produzidos até hoje. Os produtores brasileiros, em 2020, produziram 1,2 milhões de toneladas de queijos, sendo que 40% desse total, foi feita em Minas Gerais.

Uma tábua de queijos sempre é um atrativo, um item essencial na recepção, coquetéis ou em diversos lugares e países. Em janeiro, exatamente, hoje, dia 20,   é comemorado o dia desse alimento que tem tantas variedades e pode ser ainda melhor aproveitado com um bom vinho.

Para ajudar nas comemorações, sommelier head do Víssimo Group, Vinícius Santiago, faz sugestões de como harmonizar vinhos e diferentes tipos de queijos.

O especialista destaca ainda algumas dicas para facilitar essa combinação: Com queijos frescos como feta ou ricota, que são sem casca e tem uma textura macia, cremosa, os vinhos brancos são as apostas. Vinhos como o Pinot Grigio e o Brut Charmat são boas escolhas para degustação.

Queijos à croûte fleurie, que são queijos com casca fina ou espessa, com bolor branco, vão com os vinhos Chardonnay, e Pinot Noir. Já os semiduros como Gouda ou Jarisberg, também são excelentes com o tipo Chardonnay.

Queijos duros como cheddar e pecorino romano acompanham tintos como Merlot, Tempranillo e Sangiovese. E um delicioso fondue que leva emmental, gruyére, vacherin, appenzeller e caquelon tem esses como melhor escolha: Sangiovese, Gamay, Vionginier, Chasselas e Chardonnay.

Nenhum comentário: