Ações do documento
A pesquisadora Rosires Deliza, que coordena o evento, explica: “Para trazer o 10° simpósio para o Brasil foram necessários muitos anos de longas conversas com o comitê científico do evento, mostrando o papel do País na área e a importância de realizá-lo na América do Sul. A atuação, há mais de 20 anos, do Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Agroindústria de Alimentos em pesquisas com a indústria de alimentos e bebidas e os diversos parceiros nacionais e internacionais contribuíram para essa valiosa conquista, assim como a criação da Associação Brasileira de Ciências Sensoriais, em 2008. A aceitação de nossa proposta para sediar o simpósio expressa também o reconhecimento à nossa contribuição científica”.
A Análise Sensorial tem se desenvolvido muito no Brasil, sendo objeto de estudo em várias Unidades da Embrapa, e o simpósio será uma oportunidade de a comunidade científica nacional conhecer o que há de mais atual nos conceitos e pesquisas internacionais.
Análise Sensorial é a disciplina científica que mede, analisa e interpreta reações referentes às características dos produtos, do modo como são percebidas pela nossa visão, olfato, paladar, tato e até mesmo audição. De que adianta um alimento ser nutritivo e seguro se não for sensorialmente aceito, se não for apreciado pelos consumidores? Essa é a importância da ciência que busca entender a percepção dos indivíduos e deixá-los satisfeitos com os produtos. Sua aplicação é multidisciplinar, envolve estatística, engenharia, química e psicologia, entre outras áreas de conhecimento.
Além de largamente utilizada pela indústria de alimentos e bebidas no desenvolvimento de produtos, controle de qualidade e marketing, a análise sensorial também tem importante papel nas indústrias de produtos de higiene pessoal, perfumaria, produtos de limpeza e automobilística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário