quinta-feira, 30 de novembro de 2023

 

Produtora rural é a primeira mulher na família a assumir gestão da fazenda

De advogada à produtora rural, Suzana Garcia carrega um legado de amor pelo campo e se orgulha em dividir o negócio ao lado do irmão, em Barra do Ribeiro.



Com lágrimas felizes nos olhos, Suzana Garcia relembra a infância querida. Natural de Cachoeira do Sul-RS, a produtora rural passou seus primeiros cinco anos na fazenda, numa infância repleta de alegria. Brincando junto do irmão, andava a cavalo, corria pela propriedade e até realizava parto em ovelhas. Com admiração, ela sempre viu a família engajada no campo: avô, pai, irmão, seus quatro tios e primos. Emocionada, conta sobre a diversão e a saudade que tem dessa época no campo, em contato com os animais e com a terra.

 — Foto: Bring Filmes | Julien Pereira

Era a paixão da minha vida, eu amava! Eu sofri horrores quando tive de voltar a Porto Alegre. Na verdade, eu fui para lá porque eu tinha que estudar, naquela época não tinha colégio perto. E a gente foi para Porto Alegre, só que eu não me adaptei. Daí, minha mãe ficou com meu irmão e eu voltei para morar com meu pai na fazenda por mais um tempo.

Seis meses depois, a pequena Suzana foi de vez para a cidade, mas sempre voltava ao sítio nos fins de semana. Passando dos 15 anos de idade, seu envolvimento com o campo diminuiu, e mais a frente, a gaúcha cursou Direito. Contudo, sabia em seu coração que, no momento certo, se renderia às raízes no agronegócio. Então, esperou. Foi enquanto atuava numa entidade sem fins lucrativos para crianças hospitalizadas, que isso mudou. Quando a sucessão da empresa passava para o irmão, ele a chamou de volta.

Na época ele me chamou e falou: ‘Tu quer vir trabalhar comigo agora? Porque é o momento! Tu quer vir? Tu quer trabalhar no negócio?’ E eu falei: Quero! Eu sempre esperei por esse momento, só que eu esperei o momento certo.

Hoje, dividindo a vida entre a zona rural e a urbana, isto é, Barra do Ribeiro e Porto Alegre, Suzana é a quarta geração que trabalha no agronegócio. Como destaque, é a primeira mulher da família a assumir a gestão. Com muito amor e empenho, mesmo sem saber por onde começar, ela foi. Seu grande apoio estava no irmão, que com paciência e expertise, a ensinou sobre a visão gerencial e técnica do empreendimento. Reconhecendo o legado bonito que recebeu, Suzana não quer falhar.

Nenhum comentário: