Proibido em todo território nacional o uso do fungicida com o princípio ativo do carbendazim
A proibição foi determinada pela Anvisa. Em Pernambuco, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), vai fiscalizar o cumprimento da decisão que proibe o o uso, comercialização e importação do Carbendazim e produtos que tenham o princípio ativo em sua composição.
A determinação é válida para todo o país e está detalhada na Resolução Nº. 739/2022 do dia 08 de agosto de 2022. Os produtos que foram adquiridos poderão ser utilizados até o seu esgotamento, respeitando o prazo de validade do mesmo.
Para fazer cumprir a resolução, fica determinado que todas as Regionais, Ulsav’s e Escritórios Locais da Adagro deverão fiscalizar e inspecionar todos os canais de comercialização e as propriedades rurais com o objetivo de fazer cumprir as orientações impostas, fazendo levantamento dos estoques de agrotóxicos a base de Carbendazim.
O fungicida é usado para controlar doenças vegetais em cereais e frutas, incluindo cítricos, bananas, morangos e abacaxis. Estudos descobriram que altas doses de carbendazim causam infertilidade e destróem os testículos de animais. O carbendazim foi incluído em uma proposta de banimento de biocida pela Agência Química Sueca e aprovado pelo Parlamento Europeu em 13 de janeiro de 2009. Já foi feito um estudo da avaliação do potencial carcinogênico do carbendazim e seus metabólitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário