Crédito Rural
Linhas de crédito
Quais são as linhas de crédito do Pronaf?Além das formas  convencionais de financiamento do Pronaf, que variam de acordo com o  limite financiado e, consequentemente, a taxa de juros praticada, o  programa dispõe de linhas específicas. Cada uma busca atender às  especificidades do público a que é dirigida. Conheça-os: 
Custeio  
Destina-se ao  financiamento das atividades agropecuárias e de beneficiamento ou  industrialização e comercialização de produção própria ou de terceiros  agricultores familiares enquadrados no Pronaf.    
Investimento  
Destinado ao  financiamento da implantação, ampliação ou modernização da  infraestrutura de produção e serviços, agropecuários ou não  agropecuários, no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais  próximas.  
Pronaf Agroindústria  
Linha para o  financiamento de investimentos, inclusive em infraestrutura, que visam o  beneficiamento, o processamento e a comercialização da produção  agropecuária e não agropecuária, de produtos florestais e do  extrativismo, ou de produtos artesanais e a exploração de turismo rural.   
• Pronaf Agroecologia  
Linha para o  financiamento de investimentos dos sistemas de produção agroecológicos  ou orgânicos, incluindo-se os custos relativos à implantação e  manutenção do empreendimento.    
Pronaf Eco  
Linha para o  financiamento de investimentos em técnicas que minimizam o impacto da  atividade rural ao meio ambiente, bem como permitam ao agricultor melhor  convívio com o bioma em que sua propriedade está inserida.  
Pronaf Floresta  
Financiamento de  investimentos em projetos para sistemas agroflorestais; exploração  extrativista ecologicamente sustentável, plano de manejo florestal,  recomposição e manutenção de áreas de preservação permanente e reserva  legal e recuperação de áreas degradadas.    
Pronaf Semi-Árido  
Linha para o  financiamento de investimentos em projetos de convivência com o  semi-árido, focados na sustentabilidade dos agroecossistemas,  priorizando infraestrutura hídrica e implantação, ampliação, recuperação  ou modernização das demais infraestruturas, inclusive aquelas  relacionadas com projetos de produção e serviços agropecuários e não  agropecuários, de acordo com a realidade das famílias agricultoras da  região Semiárida.    
Pronaf Mulher  
Linha para o financiamento de investimentos de propostas de crédito da mulher agricultora.    
Pronaf Jovem  
Financiamento de investimentos de propostas de crédito de jovens agricultores e agricultoras.  
Pronaf Custeio e Comercialização de Agroindústrias Familiares  
Destinada aos  agricultores e suas cooperativas ou associações para que financiem as  necessidades de custeio do beneficiamento e industrialização da produção  própria e/ou de terceiros.  
Pronaf Cota-Parte  
Financiamento de  investimentos para a integralização de cotas-partes dos agricultores  familiares filiados a cooperativas de produção ou para aplicação em  capital de giro, custeio ou investimento.  
Microcrédito Rural  
Destinado aos  agricultores de mais baixa renda, permite o financiamento das atividades  agropecuárias e não agropecuárias, podendo os créditos cobrirem  qualquer demanda que possa gerar renda para a família atendida. Créditos  para agricultores familiares enquadrados no Grupo B e agricultoras  integrantes das unidades familiares de produção enquadradas nos Grupos A  ou A/C.  
• Pronaf Mais Alimentos  
Financiamento de  propostas ou projetos de investimento para produção associados à  açafrão, arroz, café, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo, trigo,  erva-mate, apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte,  bovinocultura de leite, caprinocultura, fruticultura, olericultura,  ovinocultura, pesca e suinocultura.    
Nota do blog: O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar- PRONAF, não vem alcançando êxito em nossa região central. Os dois bancos oficiais, BNB e B. do Brasil, alegam que existe uma inadiplência muito grande, por parte dos pequenos produtores. Alegam ainda, que o programa não está atendendo aos demais e sim somente renovação. É a velha estória. Por uns os outros pagam. Seu José que nunca fez, não vai poder porque seu fulano não quitou o seu. Precisa o banco antes de emprestar o dinheiro, levantar um criterioso dossier do postulante. Agora, penalizar que tem a boa vontade de pagar e precisa do crédito, eu não concordo. Aquele que por ventura não pagou ao banco, aí sim, não poderá renovar o eu crédito. OK!                                                                                                                                                 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário