segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Primeiro assentamento do RN a produzir cebola deu início à colheita esta semana


Teve início nesta semana a colheita da cebola do tipo banca no Projeto de Assentamento (PA) Formosa, em Baraúna (RN). A expectativa é que até o final do ano sejam colhidas cerca de 500 toneladas da hortaliça nos 25 hectares de terra plantados. O PA Formosa é o primeiro assentamento do Rio Grande do Norte a produzir o legume.

Cebelas_RNO trabalhador rural Francisco Fernandes Pereira, o Titico, está otimista com a safra. Este ano ele plantou 10 hectares de cebola. 

Titico conta que costumava plantar feijão, milho e banana, além de melancia e macaxeira. Assentado há 10 anos, recentemente, resolveu plantar cebola. “As terras são ótimas para o plantio da hortaliça, a comercialização é certa e a garantia da renda também”, comemora o agricultor. Outras 180 toneladas de cebola deverão sair até o final do ano do lote de Titico, um dos 10 agricultores de Formosa que aderiu à cebolicultura. A ideia deu tão certo que no próximo ano o agricultor pretende ampliar em 50% a área do plantio de cebola, passando para 20 hectares.

Importância

A cebola é uma terceira hortaliça mais produzida mundo. Dados da Embrapa mostram que a produção mundial gira em torno de 50 milhões de toneladas por ano. No Brasil, a cebola é uma terceira hortaliça mais importante economicamente. A totalidade da produção é destinada ao mercado interno, basicamente para consumo in natura, como condimento e salada, considerando que a produção de bulbos para industrialização, nas formas de pasta, desidratada e picles é incipiente.

Socialmente, a cebolicultura brasileira se caracteriza como típica de pequenas e médias propriedades, estimando-se que 70% sejam provenientes de agricultura familiar. Em Baraúna, a realidade é semelhante à das demais cidades que produzem cebola. Ou seja, ela é produzida nas pequenas propriedades rurais do município.

O PA Formosa é o primeiro a produzir o produto. Com o sucesso da produção registro no referido PA, a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização Agrário (Incra) no estado acredita que novos assentamentos deverão aderir a cultura. “A diversidade de produtos, associando o plantio do milho, feijão, das hortaliças à criação de animais como caprinos é uma das principais características da agricultura familiar”, opinou o superintendente do Incra/RN, Paulo Sidney Gomes.  

NOTA DO BLOG:
O município de Baraunas-RN, e o maior produtor de cebola branca do RN. Mas, os seus produtores enfrentam dificuldades que já são recorrentes. Entre outras, uma política de armazenamento. Praticamente a safra de 2018, esta toda colhida. Sem ter onde estocar, sofrendo a concorrência do Estado da Bahia, a nossa cebola, que e de primeira qualidade, carece de uma politica mais rigorosa de armazenamento. Sem preço no mercado, uma saca de 20 Kg, chega a custar R$ 8,00(oito reais), obrigando ao produtor rural a vender para arcar com as suas despesas, ou então deixar apodrecer nos campos.  

Nenhum comentário: