terça-feira, 2 de outubro de 2018

Aprenda a fazer um quintal agroflorestal em casa ou no sítio

quintais agroflorestaisO quintal agroflorestal é a área destinada ao plantio de um conjunto de espécies de plantas, como fruteiras, palmeiras, ornamentais, além de cultivos alimentares e criação de animais domésticos, geralmente localizado em torno da casa dentro de uma propriedade rural. Os quintais têm importantes funções como ecológica, de segurança alimentar e fonte de renda para o agricultor.
O assistente de pesquisa Aderaldo Gazel, da Embrapa Amapá (Macapá/AP), explica como criar e manter um quintal agroflorestal. “No quintal agroflorestal, o agricultor tem a oportunidade de fazer adaptações de mudas adquiridas, por exemplo, de propriedades vizinhas. Normalmente, o quintal é mantido com a finalidade de consumo para a família e o excedente é comercializado em feiras”, esclarece Gazel.
O quintal agroflorestal é formado espontaneamente pelo agricultor, dispensando o plantio em linhas e espaçamentos. “A orientação técnica é sempre bem-vinda, mas o quintal é um sistema complexo e dinâmico, formado de acordo com a necessidade do agricultor e a disponibilidade de insumos”, complementa.
Segundo Gazel, uma das vantagens do quintal é a utilização intensiva do espaço. “Na mesma área, o agricultor aproveita desde ervas, arbustos, hortaliças até árvores mais altas. Ele organiza a vegetação, conforme a sua necessidade. Essa mistura de espécies pode contribuir para menor ocorrência de pragas e doenças”, exemplifica. O uso da mão-de-obra familiar também é outra vantagem dos quintais agroflorestais, além da produção de lenha, resultado da poda das árvores.

Nos quintais, também não se verifica problemas de erosão, pois o solo está sendo coberto por folhas caídas dos plantios. Há estudos, ainda, que indicam que os quintais agroflorestais podem produzir até 44% das necessidades de caloria da família, 32% de proteínas e 20 a 30% da renda anual familiar. “Em todas as propriedades que estudamos, verificamos que os quintais disponibilizavam a quantidade necessária de vitamina C que as famílias necessitavam”, destaca o assistente.

Nenhum comentário: