terça-feira, 9 de outubro de 2018

Entrada gratuita para quem quiser conhecer os 230 stands da 26º Agrinordeste começa amanhã, no Recife

agrinordeste - marcaOs organizadores da 26ª edição da Agrinordeste esperam receber a visita de 30 mil pessoas, durante a feira, este ano, no Centro de Convenções de Pernambuco, nos três dias do evento, que é gratuito e aberto ao público. A programação, que também foi ampliada e repaginada, reúne a 1ª Expo Avícola do Nordeste e a 6ª Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana) e o 1º Encontro dos Contabilistas no Agrinordeste. Outras novidades desta edição são a Arena Agrinordeste e o Espaço Moda Country. Também serão realizados e ampliados os tradicionais Seminário, Show de Lácteos, Sabor do Campo e Feira de Produtos do Campo.
Que promove a feira é a Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) que acontece entre os dias 09 a 11 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco. Este é o maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste. Em 2018, o evento contemplará, pela primeira vez, 230 estandes em uma área climatizada de 7 mil metros quadrados, do Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções de Pernambuco. Ou seja, este ano, a feira, praticamente, triplica o espaço ocupado.
O Seminário sobre a Modernização do Setor Primário contará com renomados especialistas do cenário nacional e internacional e com 76 palestras nas áreas de Apicultura, Atualidades, Avicultura, Bovinocultura de Leite, Cana-de-açúcar, Caprinovinocultura, Floricultura e Jardinagem, Fruticultura, Horticultura e Turismo Rural, que simultaneamente em três auditórios e seis salões do Centro de Convenções.
Entre as novidades da feira está a 1ª Expo Avícola do Nordeste, realizada em parceria com a Associação Avícola de Pernambuco (Avipe). A exposição terá palestras sobre sanidade, biosseguridade, automação, nutrição, mercado e bem estar animal, além de estandes específicos do setor. O Agrinordeste também vai sediar a 6ª edição da Feira dos Produtores de Cana do Nordeste (Norcana), em conjunto com a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) e o Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-açúcar de Pernambuco (Sindicape). No espaço, estandes e palestras do segmento.
A Arena Agrinordeste e o Espaço Moda Country estão entre as atrações inéditas da mostra. Nele, serão realizadas oficinas de trabalho sobre doma racional, casqueamento e ferrageamento de cavalos, além de Morfologia de Vaca Leiteira, adaptada ao Semiárido. Já as apresentações de caninos darão um show à parte para o público.
O Espaço Moda Country traz estandes e desfiles, com a participação de empresas do Polo de Confecções do Agreste, focados no conceito presente e inovador na moda. Os expositores apresentarão as tendências do setor, nas áreas de vestuário, calçados e acessórios
A Feira de Produtos do Campo receberá caravanas de empresas de todo o Nordeste, ofertando aos visitantes artigos de qualidade diretamente das fazendas como produtos lácteos, avícolas, derivados dos caprinos, ovinos e suínos, além de hortifrutis, vinhos, mel, sucos integrais, flores, plantas ornamentais e medicinais, entre outros.  Esse espaço também abrigará fornecedores de implementos agrícolas, insumos agropecuários e agroindustriais, além de serviços e tecnologias para os produtores rurais.
Já o Festival Gastronômico Sabor do Campo inclui seminários, aulas-show, Festival Gastronômico e o concurso de Novos Talentos, além de da presença de renomados chefs do país. A mostra conta com palestras do cozinheiro francês, Erick Jacquin, que também é júri do programa Masterchef Brasil, do chef consultor ,Duca Lapenda, e de Roberto Ravioli, ícone da cozinha italiana e destaque do programa “É de Casa”.  Para as aulas-show, os gastrônomos convidados ensinarão receitas conhecidas das cozinhas e paladares da região, mas sempre trazendo novas experiências e combinações.
Outra atração do festival são os 16 estandes dos chefs locais na praça da alimentação. Aberto ao público, o espaço reúne várias opções de comidas, com a assinatura dos cozinheiros. Já para os estudantes de gastronomia, o concurso de Novos Talentos Universitários é uma grande oportunidade para revelar nomes para o mercado. A ação é dividida em três etapas, onde os candidatos são desafiados a apresentar trabalhos de excelência. Outro ponto importante da competição é a utilização de ingredientes regionais e de pelo menos um produto lácteo.
O Sabor do Campo é coordenado pelo chef pernambucano César Santos, da Oficina do Sabor. No bancada brilham ainda os nomes de Nina Burkhardt (Chef Consultora), Madalena Albuquerque (Just Madá), Geraldo Lima (Restaurante do Geraldo), Rivandro França (Cozinhando Escondidinho), Luciana Sultanum (Chef Consultora), Hellida Kelsch (Ôma Patisserrie e Bistrô), Carmem Virgínia (Altar Cozinha Ancestral), Claudemir Barros (Restaurante Oleiro), Alexandre Bispo (Patissier Consultor), Rafael Andrade (Chef Consultor), Anna Corinna (Chef Patissier Consultor), Cleonice Ferraz (Chef Patissier Consultora) e Rapha Vasconcelos (Chef Consultor).
A 4ª edição do Show de Lácteos vai premiar os melhores produtos derivados de leite da região. As categorias a serem julgadas são os queijos tipo coalho A e B, queijo de manteiga, produto inovação e doce de leite. Várias características do produto, tal como cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência serão avaliados por profissionais de imprensa, universidades, indústrias e serviços de inspeção, atestando a qualidade dos expositores e produtos comercializados. Os 1º e 2º colocados receberão troféu e certificado e, os demais, certificado de participação.

Os interessados em participar gratuitamente devem se cadastrar no site: www.agrinordeste.com.br/2018/. Mais informações pelo telefone (81) 3312-8989, de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail agrinordeste@faepe.com.br

Nenhum comentário: