terça-feira, 16 de outubro de 2018

O uso de alimentos alternativos para garantir as características das galinhas caipiras



Os alimentos alternativos são aqueles que usualmente não compõem as dietas da galinhas, mas que se soubermos suas composições químicas e os manipularmos da forma correta podem suprir as necessidades alimentares das aves. Esses alimentos são recomendados para compor a dieta de galinhas naturalizadas, conhecidas como caipiras, por ajudar a manter as características que as diferenciam das galinhas criadas em sistema intensivo.
O pesquisador do convênio da Embrapa Meio-Norte com a Universidade Estadual do Piauí, Firmino Barbosa, explica que a própria observação cotidiana do produtor pode ajudá-lo a definir que alimentos fornecer para as galinhas caipiras. Em todo o Brasil se tem uma grande variedade de alimentos ditos alternativos. Alguns se destacam mais, como as farinhas das raízes e folhas de mandioca, algumas batatas, frutos de época, como manga, caju, laranja etc.  e subprodutos resultantes do beneficiamento de produtos agrícolas, por exemplo.
A meio século atrás aconteceu a industrialização da avicultura, com a inserção de tecnologias que tornaram possível a criação de aves da forma intensiva. Como resultado, seguindo esse sistema de produção, hoje é possível obter-se frangos pesando em média 2,3 kg vivos aos trinta e oito dias de vida e galinhas com postura de 300 ovos por ano.
Isso foi possível devido ao grande desenvolvimento genético, à adoção de medidas sanitárias revolucionárias na prevenção de doenças e de práticas de manejo que não provoquem estresse na aves. Outro ponto importante foi o desenvolvimento de formulações para que as dietas dessas aves atendam, com precisão, suas necessidade alimentares em cada fase de vida, levando em conta ainda a aptidão produtiva de cada plantel.

Para a produção de galinhas caipiras a recomendação é que se adote uma alimentação totalmente diferente, sem a incorporação de ingredientes sintéticos que promovam o crescimento mais rápido e acelerem a  produção de ovos. Assim, o produtor consegue manter as peculiaridades que caracterizam as galinhas caipiras.
EMBRAPA

Nenhum comentário: