quinta-feira, 25 de outubro de 2018

O elogio e a crítica


Essas duas palavras "elogio" e "crítica" parecem estar de lados completamente opostos num primeiro momento. Santo Agostinho já dizia: "Prefiro os que me criticam, por que me corrigem, aos que me elogiam, por que me corrompem". Quem trabalha com ciência, certamente já ouviu muito essa frase, tendo em vista que a crítica é a base para o seu avanço. E, de fato, para quem não se policia, elogios acomodam, mais do que corrompem, ao meu ver. 

Mas acho que estamos exagerando... nada que o outro faz está bom: O motorista de ônibus, deveria andar mais rápido para o passageiro que está dentro dele e mais devagar para quem está fora; o chefe deveria trabalhar para reduzir a burocracia da empresa, mas os órgãos de controle querem que ele melhore os mecanismos de acompanhamento dos processos e das pessoas; meu filho acha que deveria ter mais tempo para brincar e a professora diz que ele precisa estudar mais... Eita... 

O que vejo é que o elogio está cada vez mais raro... tudo bem que o excesso de elogio acomoda, mas a falta dele desestimula...  e pior, cria um ambeinte extremamente desagradável...
Devemos elogiar mais...  e em público e criticar menos... e em separado. Quando alguém recebe um elogio quer melhorar ainda mais... mas se você começa a frase assim: você foi bem,parabéns, mas da próxima vez veja se faz de tal jeito! Poxa isso, não é elogio. É crítica! Elogie com o coração, mesmo que não esteja tão bom e verá que da próxima vez vai estar bem melhor, pois a autocrítica existe e só se expressa em cima de elogios e num ambiente que o ataque não é a melhor defesa.

Um forte abraço. 

Nenhum comentário: