quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Como aproveitar melhor a água contida nas barragem subterrânea feitas no semiárido

barragem subterrâneaA barragem subterrânea é uma técnica para armazenamento da água de chuva dentro do solo a fim de que possa ser utilizada na produção de alimentos para consumo humano e animal.  A barragem, como o próprio nome diz, tem a função de “barrar” (interceptar) a correnteza da água superficial e subterrânea.  Isto é feito construindo-se uma parede isolada com lona plástica, posicionada transversalmente e no sentido contrário à direção e descida das águas. Com isto, a água fica armazenada no solo até quase o fim do período seco, proporcionando garantia da colheita, gerando renda e sustentabilidade para a agricultura familiar no semiárido brasileiro.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Solos UEP Nordeste, Maria Sonia Lopes da Silva,  “os estudos com barragem subterrânea começaram na Embrapa Semiárido em Petrolina, Pernambuco, na década de 1980, testando um modelo de barragem subterrânea mais econômico e mais apropriado para agricultura familiar”.  E a partir de 2004 esta tecnologia teve maior impulso, estimulada por financiamentos de instituições de desenvolvimento regional e de pesquisa, além de movimentos sociais que buscam fomentar ações para a maior oferta de água nos agroecossistemas do semiárido por meio de tecnologias sociais de grande impacto.

Por possibilitar o cultivo de grãos, plantas medicinais, hortaliças, frutas e forrageiras, a barragem subterrânea constitui-se em fonte de renda extra para a família, além de contribuir para a economia na compra de gêneros alimentícios e de produtos fitoterápicos. A pesquisadora Sonia Lopes destaca a importância do manejo adequado da água da barragem subterrânea, por meio de um acompanhamento criterioso e contínuo, principalmente quanto à presença de sais e o cuidado com o solo, recomendando utilizar sistema de preparo que acarrete pouca movimentação do solo para o plantio.
Nota do Blog: Foram construídas aqui no município de Fernando Pedroza e região central, várias barragens submersas. Eu não tenho conhecimento que tenha alguma funcionando. A tempos atrás, eu comentei que seria muito mais viável para o o nosso pequeno produtor rural, construir pequenos barreiros, ou recuperar os existentes. Essas barragens submersas, custam caro e não funcionam. Cadê as máquinas que as prefeituras receberam?  é só uma pergunta.  

Nenhum comentário: