terça-feira, 16 de outubro de 2018

Os cuidados que devem ser tomados para ter água de qualidade nas cisternas rurais

Agua nas cisternasA captação e o armazenamento das águas de chuva são questões chave nas estratégias dos agricultores familiares para conviver com o ambiente quente e seco do sertão nordestino. Na região, proliferam experiências bem sucedidas de organizações comunitárias e de políticas públicas em torno da “guarda” dessas águas para uso no abastecimento das famílias ou na produção agrícola, quando a estiagem avança sobre as residências e as propriedades. A pesquisadora da Embrapa Semiárido (Petrolina/PE), Luiza Brito, explica como garantir a qualidade da água das cisternas, uma das alternativas encontradas pelos agricultores para captar e armazenas a água das chuvas. Segundo ela, as famílias devem adotar medidas para impedir a entrada de sujeira nas cisternas e evitar a contaminação da água – as chamadas barreiras sanitárias.
O primeiro passo é escolher um local adequado para a instalação da cisterna, distante de fossas e currais de animais. É importante fazer a limpeza periódica do telhado e das calhas da residência, pois a água das chuvas que vai para as cisternas passa por esses locais de escoamento. Também é preciso verificar existência de rachaduras nas cisternas e a limpeza das tampas. A água deve ser retirada com bombinhas manuais em vez de baldes e cordas.

Antes do consumo, é importante tratar a água com o cloro distribuído pela Fundação Naciional de Saúde (Funasa) e, ainda, filtrá-la ou fervê-la por cinco minutos. “È fundamental a capacitação das famílias quanto ao manejo da água. A adoção de medidas preventivas contribuem para a melhoria significativa da qualidade da água”, destaca Luiza Brito.

Nenhum comentário: