sábado, 13 de outubro de 2018

O efeito estufa interfere na produção de hortaliças       

plantação de hortaliçasO fenômeno do aquecimento global, vem influenciando drasticamente atividades humanas e também com reflexos na horticultura. Os pesquisadores da Embrapa já estão em campo, trabalhando em tecnologias estratégicas voltadas para a manutenção da produtividade hortícola e na minimização dos efeitos das mudanças climáticas na agricultura, de um modo geral.  É o caso do pesquisador Adonai Gimenes Calbo, da Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos/SP). Ele diz que para o melhoramento vegetal, a escolha entre espécies, cultivares e ações para alterar a temperatura numa determinada região são algumas das possíveis soluções mais diretas dessas tecnologias estratégicas.
Entretanto, no que se refere à introdução de novas espécies e variedades vegetais que possam atender aos consumidores, tornam-se necessários procedimentos de aclimatação específicos, já que o problema do aquecimento global se mostra diferenciado nas várias regiões do globo terreste.

Um outro fator que influencia a atividade de horticultura é o uso inadequado de fertilizantes. O pesquisador Adonai Gimenes Calbo, que tem uma vasta experiência de mais de 30 anos na área de fisiologia vegetal,  afirma que “nós estamos usando fertilizantes demais.  O limite seguro para o uso de fertilizantes é em torno de 35 milhões de toneladas, isso no mundo inteiro.  Mas a humanidade já está usando 121 milhões”.  O problema acarretado por esta postura é a poluição da água que, em última instância, pode matar peixes e outras formas de vida nos rios, lagos e mares.

Nenhum comentário: