quinta-feira, 4 de outubro de 2018

4 de Outubro é um DIA ESPECIAL: Dia de São Francisco de Assis, Dia do Cachorro, Dia dos Animais e Dia da Natureza


No dia 4 de Outubro temos várias datas comemorativas importantes que nos lembram da importância de vivermos em harmonia com a Natureza, respeitando os Animais e, assim, expressando Amor à toda manifestação de Vida em nosso planeta, como deu testemunho São Francisco de Assis, que neste dia é homenageado, nos remetendo ao valor essencial de nossa Humanidade que é o Respeito à vida!

Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como São Francisco de Assis, nascido em Assis, Itália, no dia 5 de julho de 1182 e falecido em 3 de outubro de 1226, mas sepultado em 4 de Outubro, foi um frade católico em seu país de origem. 

Era um jovem inquieto, que resolveu trocar a vida mundana por uma vida voltada para a espiritualidade e a simplicidade.

Abdicou da riqueza e privilégios que tinha, como jovem filho de família abastada, e passou a viver para ajudar os necessitados. Fundou a ordem dos Frades Franciscanos, que desencadeou a renovação do Catolicismo de seu tempo.

Ele promoveu a pregação itinerante, ao contrário dos religiosos da época que permaneciam nos mosteiros.

Francisco de Assis tinha uma intensa compaixão por todos os seres e vivia, de forma profunda, exaltando os ensinamentos e a humanidade de Jesus Cristo.

Na prática de sua espiritualidade e fé cristã, São Francisco de Assis enxergava o belo e o bom nas criaturas e na Criação, em um tempo que o mundo era visto como pecaminoso e mau.
Viveu uma existência dedicada aos desafortunados e carentes, e amou todas as criaturas, de todas as espécies, tratando-as como irmãos.

Essa visão humanista de Francisco de Assis e sua relação com a natureza e os seres, contribuiu para desencadear mudanças em vários aspectos da sociedade de sua época e que, mais tarde, viria a se somar às transformações provocadas pelo Movimento Renascentista, que teve suas origem na Itália.
É a data do sepultamento de Francisco de Assis em 4 de Outubro de 1226, na Igreja de São Jorge na cidade de Assis. O Papa Gregório IX, após dois anos de sua morte, o canonizou como Santo da Igreja Católica.


Por seu amor à Natureza e aos Animais, São Francisco de Assis ficou conhecido e é tido como Padroeiro da Ecologia e Protetor dos Animais.

Como ficou conhecida a Oração de São Francisco de Assis  

A Oração da Paz ou de "São Francisco de Assis", é datada de 1912, divulgada em um boletim sobre espiritualidade em Paris, na França e tem autoria anônima.
Em 1916, em Roma, na Itália, esta oração foi impressa em uma folha cujo verso tinha a estampa de São Francisco. Desta associação, e também pelo fato de a mensagem da oração sintetizar os ensinamentos de São Francisco de Assis, ela passou a ser divulgada como de autoria dele.

Oração de "São Francisco de Assis"

"Senhor,
Fazei de mim um instrumento de vossa Paz!
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
É morrendo, que se vive para a vida eterna!"

Nenhum comentário: