segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Homenagens e entusiasmo marcam abertura da Festa do Boi 2018


Bastante prestigiada, solenidade foi marcada pelo reconhecimento a grandes nomes do Agronegócio potiguar

Um final de tarde especial, sob as bênçãos da padroeira do Brasil e os olhares inquietos da criançada que escolheu o Parque Aristófanes Fernandes para comemorar o seu dia, com grande participação do público e muitas homenagens, marcou a abertura oficial, na sexta, 12 de outubro, da Festa do Boi 2018. Na solenidade o presidente da Anorc, Marcelo Sales, recebeu, entre outros, o governador Robinson Faria; o prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira; o presidente da Federação da Agricultura; José Vieira; o presidente da Associação Brasileira de Produtores de Leite (Abraleite), Geraldo Borges; o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gado Girolando, Luiz Carlos Rodrigues; o presidente da Federação dos Municípios do RN, prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho; o secretário de Agricultura e Pesca do RN; Guilherme Saldanha; e a secretária chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes Cunha.

O primeiro dia do evento, que segue até o próximo dia 20, teve uma programação especial inteirinha voltada para as crianças. Na Pista de Julgamento, espaço tradicional da solenidade de abertura, a emoção e o entusiasmo deram a tônica, com a entrega, por parte da Anorc, de placas comemorativas em reconhecimento à atuação de quatro grandes nomes do Agronegócio do Rio Grande do Norte (veja quadro). 

Nesta 56ª edição, a Festa do Boi tem realização da Associação Norteriograndense de Criadores (Anorc) em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Parnamirim, BB, BNB, AGN, Senar, Emater, Fecomércio, Fiern e Sebrae. A estimativa é que leilões, negócios avulsos shows e o comércio varejista durante os dias de festa movimentem algo em torno de R$ 50 milhões. O Parque Aristófanes Fernandes deverá receber um público estimado em 330 mil pessoas nos nove dias de evento. Estarão expostos cerca de 2.500 animais P.O (Puro de Origem), com exemplares da mais pura genética em ovinos, caprinos, bovinos e equinos.

Em sua fala, na solenidade de abertura, o presidente da Anorc, Marcelo Passos, fez questão de destacar o apoio dado pelo governo Robinson Faria ao Agronegócio potiguar. “ O senhor mostrou sensibilidade, governador. Mostrou que entendeu a importância do setor rural para a nossa economia. São muitos os exemplos disso, como a oferta de crédito para micro e pequenos produtores por parte da AGN e a Lei do Queijo, que o senhor destravou na Assembleia Legislativa e sancionou, pondo fim a 14 anos de espera”, destacou Passos.

O presidente também fez questão de pontuar a grandeza do segmento. “Nosso setor tem grandes nomes, como os que homenageamos aqui hoje (veja retranca). Gene que tem mostrado que somos capazes de, mesmo com toda a adversidade do semiárido, podemos ser campeões nacionais de raças e de produtividade. Com o apoio do governo e o reconhecimento da sociedade, temos muito ainda a oferecer ao nosso estado. Unidos somos fortes. Muito fortes”, disse.

Passos pontuou que, após a Lei do Queijo (veja matéria à pág. 7), a nova luta que a Anorc pretende vencer, juntos com outros órgãos e “com o apoio das Secretarias de Agricultura e Tributação”, é a da pecuária de corte (veja matéria à pág. 3). “É inadmissível este estado não conseguir abater bois e alimentar o nosso mercado interno de consumo de carne bovina”, ressaltou.

Já o governador do Estado, Robinson Faria, destacou o sentimento de gratidão externado por Marcelo Passos e pontuou que sua gestão, de fato, marcou uma época no apoio ao setor rural. “Antes de ser governador, de ser político, eu fui empresário. Conheço as dificuldades de empreender é sempre procurei olhar para o setor rural com este olhar: o de que eu precisava ser um facilitador de negócios”, disse o chefe do Executivo Estadual.

A solenidade de abertura contou, ainda, com as presenças do presidente da Associação Norteriograndense de Criadores de cavalos Quarto de Milha (ANQM), Fernando Nunes; do presidente da Associação Norteriograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc), Alexandre Confessor; do vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gado Sindi (ABCSindi); do superintendente do Sebrae RN, Zeca Melo; do Diretor Presidente da Emparn, Alexandre Wanderley; da Diretora Geral da Emater, Cátia Lopes; do Diretor Geral do Idiarn, Camilo Collier Neto, entre outros.

Homenagens dão tom de emoção à abertura

Um dos pontos altos da solenidade de abertura da Festa do Boi 2018 foram as homenagens prestadas a grandes nomes do agronegócio potiguar. O primeiro homenageado foi um dos ícones da pecuária bovina no RN, João Dinarte Patriota. Empresário do ramo do comércio de produtos farmacêuticos, era entusiasta das raças Nelore e Guzerá, teve, em seu plantel, grandes campeões de raça. Patriota, falecido em fevereiro deste ano, foi representado por sua esposa, senhora Magda Patriota.

O segundo agraciado foi o Engenheiro Civil, empresário e agropecuarista “com muito orgulho”, Flávio Mousinho Moreira. Com uma longa lista de serviços prestados a entidades de classe, ele foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte; Conselheiro da Associação Brasileira de Criadores Zebú; Vice-presidente e tesoureiro da Associação de Criadores de Guzerá do Brasil e presidente da Anorc por duas gestões consecutivas. Sob sua gestão, a Anorc viveu alguns momentos emblemáticos, entre eles a assinatura do primeiro convênio de gestão do Parque Aristófanes Fernandes, firmado com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Anorc, na administração do Governador do Estado Geraldo Melo, convênio este, renovado sucessivamente até hoje. 

O terceiro homenageado, Nilton de Paula, completaria, em 2018, 100 anos de idade, fez Engenharia Agronômica na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Seguiu para trabalhar na Usina Estivas, fundada por seu pai Leônidas de Paula, onde seguiu até o ano de 1947. Com a venda da usina mudou-se para a Fazenda Califórnia onde o engenho foi a primeira atividade. Na década de 60 implantou seu primeiro projeto pecuário destinado à produção de leite. Foi um dos fundadores da Anorc, um dos fundadores e presidente da Clan, e presidente  e vice-presidente da Federação da Agricultura do RN. Faleceu em junho de 1986 e foi representado por sua filha, Laíse de Paula.

O quarto homenageado, escolhido para falar em nome de todos, foi o grande entusiasta da criação de equinos e  idealizador do Haras Bom Pasto, localizado no município de Serrinha e uma das referências do segmento. Júnior Teixeira seguiu a tradição da família para apostar na criação do icônico cavalo Quarto de Milha de maneira profissional, há quatro décadas, com foco em vaquejada (sua grande paixão). Acumula nada menos que oito títulos nacionais de melhor criador da raça Quarto de Milha. Foi presidente da Anorc e a secretário de Agricultura do Estado.

Nenhum comentário: