segunda-feira, 15 de outubro de 2018

As vantagens do pastejo integrado entre ovinos e bovinos


Praticada em várias partes do mundo, a exploração integrada tem em sua fundamentação a maximização da utilização da forragem de modo a proporcionar um aumento de produção animal, sem causar o pastejo excessivo e o comprometimento da forrageira. A integração ovinos e bovinos tem como proposta otimizar o uso da pastagem na propriedade, mas o sucesso desta modalidade de  exploração mista depende do tipo de pastagem e das espécies animais envolvidas na integração.
“Entre os benefícios da ovinocultura e da bovinocultura integrada estão o aumento de produção por área e uma descontaminação do pasto, com a redução do uso de anti-helmínticos”, destaca Fernando Alvarenga Reis, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária –Embrapa.  Segundo ele, a recomendação é que o produtor utilize pastos existentes na propriedade, desde que a sua formação seja de boa qualidade.
Em média, considerando uma capacidade de suporte de dois bovinos por hectare ou duas Unidades Animal (UA = 450 quilos de peso vivo) poderíamos substituir um dos bovinos por quatro a cinco ovelhas com cerca de 50 quilos de peso vivo cada uma. “Desta forma, nós teríamos dentro deste pasto, disponível para um hectare, uma vaca com quatro ovelhas”, explica o pesquisador, que desenvolve pesquisa na Embrapa Gado de Corte, uma das Unidades da Embrapa localizada em Campo Grande, MS, e é integrante da equipe de pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos, em Sobral, no Ceará.

Outra recomendação de Fernando Reis para o pastejo associado de ovinos e bovinos é de se fazer a adequação do pasto com instalação de cercas mais resistentes, como as de  telas campestres ou a de seis fios lisos para conter os animais menores. Também é preciso atenção quanto à alimentação dos animais, pois os ovinos não consomem o mesmo tipo de sal mineral que os bovinos. “Neste caso, é interessante se instalar um cocho mais elevado para os bovinos e um outro mais baixo, com uma altura de 30 a 40 centímetros do solo, para os ovinos”, aconselha o pesquisador. Outra vantagem do pastejo associado é o controle da verminose, porque os vermes que infestam os bois são diferentes daqueles que infestam os carneiros, o que impede que um contamine o outro, evitando sua rápida proliferação.

Nenhum comentário: