segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Dicas para uma dieta equilibrada a bovinos de corte e leite

bovinos no pasto 1A pecuária atualmente representa 30% do PIB do agrobusiness brasileiro e tem se firmado como um dos principais pilares econômicos do pais. Para chegar a esse patamar, várias medidas foram adotadas ao longo dos anos, entre elas o aprimoramento da nutrição animal, que resulta em uma produção animal de qualidade e excelência.
De acordo com o nutricionista da Quimtia Brasil, Stephen Janzen, é preciso um planejamento bem elaborado na hora de preparar uma dieta específica de acordo com a necessidade de cada animal. “A água também é importante e considerada o nutriente mais crítico nos sistemas de produção animal. Por isso, deve ser fornecida sempre à vontade e em bebedouros próprios para cada espécie, sempre fresca e limpa”, complementa o especialista.
Algumas dicas para uma boa alimentação de vacas leiteiras e o gado de corte:
Para as vacas leiteiras, Janzen afirma que uma produção de leite de qualidade, em quantidade atrativa, as vacas leiteiras devem receber uma alimentação dividida em duas partes: volumoso e concentrado. O volumoso é um pasto ou silagem de milho contendo o máximo de energia. Já o concentrado é uma mistura de farelo de soja, farelo de trigo e milho e um núcleo que contém minerais, vitaminas, aditivos como tamponantes (usados para regular a acidez do rúmen) e adsorventes de micotoxinas (aditivo utilizado para diminuir os impactos negativos causados pelas toxinas produzidas por diferentes tipos de fungos).
“Na vaca, o período de produção de leite é de aproximadamente 305 dias por ano. Com isso, uma boa alimentação pode garantir que a produção seja adequada, de acordo com o período de lactação dos animais”, ressalta.

No caso da alimentação do gado de corte, de acordo com o nutricionista, a alimentação do gado de corte é dividida da mesma forma que a nutrição das vacas leiteiras (volumoso e concentrado). Entretanto, as quantidades de energia, proteína, vitaminas e minerais são um pouco diferentes. “Um animal criado em confinamento recebe basicamente silagem (planta de milho picada) ou outro volumoso disponível, adicionando o concentrado. Se for criado no pasto, a vegetação precisa ser de boa qualidade para que o boi chegue ao abate em no máximo 3,5 anos. A ração deve ser complementada com macro e micro minerais e vitaminas. “Isso ajuda a regular as funções fisiológicas do animal”, finaliza Janzen.

Nenhum comentário: