segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Os benefícios da castanha-do-brasil para a saúde humana

castanha do BrasilVersátil e nutritiva, a castanha-do-brasil ou castanha-do-pará, um dos produtos mais comuns e famosos da região amazônica, pode ser uma importante aliada para a saúde. Pouca gente sabe que além de rica em nutrientes, o alimento pode ser consumido in natura, na forma de farinha, como base para massas e mingaus ou ser utilizado no preparo do leite de castanha, que substitui o leite de coco.
Segundo a pesquisadora da Embrapa Acre, em Rio Branco, Joana Maria Leite,  os benefícios da castanha para a saúde são notórios devido ao alto teor de nutrientes. “Três a quatro castanhas equivalem à quantidade de proteínas de um bife e o produto também é rico em minerais, como o selênio, um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento precoce e os casos de câncer”, declara.

A pesquisadora explica que o alimento constitui uma das mais importantes cadeias produtivas da economia da Amazônia. Sua extração é realizada por ribeirinhos, seringueiros e indígenas, portanto uma atividade profundamente incorporada aos costumes das populações tradicionais.

Nenhum comentário: