sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Orientações para melhorar o manejo da cruza em ovinos


SONY DSCAs técnicas de manejo de acasalamento em ovinos permitem o uso racional de carneiros reprodutores, geralmente animais de alto valor zootécnico e econômico. Ao aplicar essas técnicas, o produtor tem como usar de forma mais intensa esses animais, investindo menos em número de reprodutores, utilizando animais de melhor qualidade e poupando-os de uma utilização excessiva na reprodução com as ovelhas.  É o que explica o pesquisador Hymerson Costa Azevedo, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE).
São várias as técnicas de manejo de acasalamento em ovinos. “Uma delas seria a monta dirigida ou controlada, na qual você leva o reprodutor àquela fêmea que está no cio. A outra seria a estação de monta, na qual você escolhe um período do ano para que as suas ovelhas sejam acasaladas”, explica o pesquisador. Ele destaca, ainda, que é possível associar a essas técnicas, outras mais sofisticadas como a inseminação artificial que possibilita o acesso à genética de melhor qualidade.
Segundo Azevedo, a monta dirigida ou controlada, com cobertura apenas no momento da detecção do cio das ovelhas, é mais interessante para grandes rebanhos, pois facilita o manejo e racionaliza o uso do reprodutor. Já para pequenos rebanhos, a recomendação é que as ovelhas pernoitem com os reprodutores, uma boa alternativa para produtores que dispõem de pouca mão-de-obra para o manejo do rebanho.

Azevedo esclarece ainda que essa variação de técnicas não traz prejuízos para os produtores de ovinos, mas se a monta for feita apenas uma vez, o reprodutor poupa mais as suas energias, evitando o stress animal.

Nenhum comentário: