terça-feira, 25 de setembro de 2018

O Brasil pode sofrer novo período de El Niño no clima de todas as regiões

Climatempo
el niñoOs estudos realizados até agora indicam que há quase 80% de chance de se configurar o fenômeno El Niño para os próximos meses. O fenômeno, que tem influência direta na agricultura, é responsável por alterar significativamente o regime de chuva em todas as regiões brasileiras.
Para a meteorologista da Climatempo Graziella Gonçalves é importante alertar os produtores para estarem preparados e transformarem o clima em um dos principais aliados dos negócios no campo.  Caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico, o El Niño promove alteração na distribuição de chuva em todo o mundo, afetando consideravelmente a agricultura.

No Brasil, os efeitos do fenômeno são excesso de chuvas no Sul, seca no Nordeste e precipitações irregulares no Centro-Oeste. “Cada localidade sofre de uma maneira distinta com a ação do El Niño. Mas, em todas elas, é preciso estar preparado e atento às mudanças desde o início do plantio para evitar atrasos e consequentes perdas na produtividade”, explica a meteorologista.
Nota do Blog:
Essas previsões climáticas antecipadas, cria uma expectativa negativa para o pequeno produtor rural. Os resultados das pesquisas variam de acordo com o comportamento das águas do oceano pacífico. Na minha humilde opinião, não vejo  uma real necessidade de se publicar tais assuntos sem ter uma base mais concreta. Vamos aguardar.

Nenhum comentário: