quarta-feira, 5 de setembro de 2018


Curso

Curso a distância da Embrapa ensina como fazer compostagem

Agricultores e técnicos de qualquer região do país interessados em aprender técnicas de compostagem podem se inscrever a partir de segunda-feira
Por:
     
Agricultores e técnicos de qualquer região do país interessados em aprender técnicas de compostagem podem se inscrever a partir de segunda-feira (10/09) no curso on-line disponibilizado gratuitamente pela Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) na vitrine de capacitações e-Campo, lançada recentemente pela empresa. “É uma maneira de facilitar o acesso a conteúdos como vídeos, textos e cartilhas. A ideia é socializar o conhecimento”, explica a pesquisadora Ana Garofolo, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrobiologia.

No curso, o usuário vai aprender sobre planejamento, condução e avaliação de processos de compostagem e também sobre a utilização de compostos orgânicos. São 12 aulas, dois vídeos e material de leitura complementar, exigindo aproximadamente 10 horas de dedicação. “Esperamos que os alunos tenham acesso aos conhecimentos necessários para que possam realizar compostagens de maneira eficiente e que consigam melhorar o reaproveitamento de resíduos e subprodutos para a produção de insumos agrícolas”, complementa o pesquisador Marco Antônio Leal, instrutor do curso. 

A primeira turma, realizada entre 28 de maio e 29 de junho, teve 562 inscritos, sendo que 187 finalizaram o curso. Destes, 95% avaliaram como boas ou muito boas a qualidade e a quantidade de informações apresentadas. Outro ponto forte apontado pelos participantes da primeira turma foi a facilidade de aplicar os conhecimentos sobre técnicas, métodos e processos ensinados. Neste quesito, 90% disseram que é fácil ou muito fácil por em prática o que aprenderam.  

Informações sobre o curso:
Conteúdo: 12 aulas distribuídas em três módulos:
Módulo 1- A matéria orgânica e o aproveitamento agrícola de resíduos: A importância do aproveitamento agrícola dos resíduos; A matéria orgânica; A importância da matéria orgânica para a fertilidade; Utilização agrícola da matéria orgânica; e Aproveitamento agrícola de resíduos.

Módulo 2- O processo de compostagem: O que é compostagem; Condições recomendadas para a compostagem; Diferentes formas de compostagem; A eficiência do processo de compostagem; e Principais matérias-primas utilizadas.

Módulo 3- A utilização do composto: A utilização do composto e Composto 100% vegetal e extrato e composto.

Inscrição: 
Pode ser feita de 10 a 16 de setembro de 2018 pelo site https://www.embrapa.br/e-campo/curso-online-compostagem
Realização:
Realização: 17/09 (seg) à 14/10 (dom)

Nenhum comentário: