segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Repúdio ao despejo truculento de agricultores e agricultoras familiares de Jatobá-PE
A CONTAG manifesta seu repúdio e indignação ao despejo de forma truculenta de 12 famílias agricultoras familiares em Jatobá-PE, na madrugada desta quinta-feira (13). “É inadmissível um despejo violento contra trabalhadores(as) rurais que estão há 20 anos em uma área indígena. Onde a polícia federal chega uma hora da manhã, fortemente armada com balas de borracha e  bombas de efeito moral para atacar crianças, idosos(as) e mulheres que nada fizeram e nem tiveram como resistir”, denuncia o secretário de Política da CONTAG, Elias D’Angelo Borges.
 
 
Ao todo vivem nesta área indígena 302 famílias agricultoras, divididas em quatro comunidades. De acordo com os trabalhadores(as) rurais, só foram atacadas 12 famílias porque nelas estão as principais lideranças dos povoados.  
 
 
Em solidariedade às famílias e a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado de Pernambuco (FETAPE), a Confederação através da sua Presidência e Secretaria de Política Agrária, articulou uma conversa emergencial com representantes da Casa Civil, da Secretaria Geral de Governo e da Ouvidoria Agrária, onde denunciou a forma violenta que as famílias foram abordadas e firmou para que os Órgãos Federais acompanhem e coíbam toda forma de violência contra os trabalhadores(as).  Também foi firmado que as famílias sejam realocadas para uma nova área. “Lamentamos que os Órgãos Governamentais inclusive o INCRA ainda não tenham encontrado terras para realocar as famílias de forma digna. Também repudiamos a postura da Funai que não negociou uma retirada pacífica dos trabalhadores(as)”, afirma o presidente da CONTAG, Aristides Santos.  
 
 
Desde o dia 29 de agosto de 2018, a CONTAG já havia solicitado uma audiência conjunta com a Casa Civil, Secretaria de Governo e Ouvidoria Agrária Nacional visando encontrar soluções adequadas para as famílias, pois a área apresentada anteriormente foi reprovada de acordo com laudo apresentado pela Embrapa. Resultado negativo também confirmado pela Casa Civil, Ouvidoria Agrária, Secretaria de Governo, Secretaria Nacional de Articulação Nacional, CONTAG, FETAPE, e representações da Igreja Católica e das famílias acampadas.
 
Direção da CONTAG
 
Em Nota a FETAPE também denuncia a ação violenta de reintegração de posse em Jatobá
Leia a Nota:
 
A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado de Pernambuco (FETAPE) se solidariza com o grupo de famílias de Jatobá, no Sertão de Pernambuco, que, na madrugada desta quinta-feira (13), foram abordadas de forma truculenta, em suas casas, durante o processo de ação de despejo de suas terras.
 
A ação da Polícia Federal, em cumprimento a decisão da Justiça, é referente a reintegração dessas terras aos povos indígenas Pankararu, depois de anos de uma batalha judicial. Muitas pessoas da comunidade, entre homens, mulheres, crianças, jovens e idosos, foram despejadas de suas casas e algumas estão feridas, pois ação se utilizou da violência física, balas de borracha e gás lacrimogêneo para sua execução, conforme relato das vítimas.
 
 
A FETAPE reconhece o direito à terra da população indígena, no entanto, entende ser necessário que a situação das famílias agricultoras, presentes  nas terra há várias gerações, possa ser regularizada sem atos de violência e com um reassentamento dessas pessoas para áreas produtivas,  para que possam viver e trabalhar de forma digna, assegurando o sustento de suas famílias. 
 
A Federação está colocando o seu Setor Jurídico à disposição das famílias atingidas para que se cheque a apuração da responsabilidade pelo acontecido junto às autoridades, e também que seja acompanhada a ação de despejo das outras famílias que serão desalojadas nas próximas ações da justiça.
 
Direção da FETAPE
 
FONTE: Direção da CONTAG           

Nenhum comentário: