quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Orçamento forrageiro

imagem
O orçamento forrageiro é uma ferramenta gerencial de planejamento alimentar que permite ao produtor identificar e quantificar as fontes de alimento e as necessidades do rebanho. Sua missão é garantir um equilíbrio adequado entre produção e demanda de forragem e assim contribuir para aumentar a eficiência de uso do pasto, a produtividade e o desempenho animal.

Com o orçamento forrageiro é possível quantificar o pasto disponível de acordo com o nível de oferta de forragem para o rebanho e planejar a aquisição de outras fontes de forragem ou alterações no tamanho dos rebanhos. Assim, o produtor minimiza os riscos oriundos da estacionalidade de produção de forragem.

A ferramenta do orçamento forrageiro está disponível no formato manual de tabela e mais recentemente na forma de aplicativo para telefones, em download gratuito, no Google Play, para usuários de telefones com o sistema Android.

O aplicativo da orçamentação forrageira é uma ação prevista no arranjo de projetos “MaisForragem: estratégias para a segurança alimentar animal dos rebanhos no semiárido”, sendo seu lançamento oriundo do projeto Forrageiras para o Semiárido, uma parceria da Embrapa com a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA).

Benefícios
○ Redução de custos com alimentação;
○ Menor dependência de insumos externos;
○ Aumento da autonomia na produção de forragem;
● Preservação das áreas de pastos nativos;
○ Redução de risco de estacionalidade de produção;
○ Baixo custo de implantação.

Como utilizar
● A tabela manual do orçamento forrageiro pode ser utilizada para qualquer bioma. Mas o aplicativo utiliza o banco de dados de qualidade de pastagem ajustado para a região semiárida brasileira.
● As simulações podem ser realizadas a qualquer época, no entanto, são mais eficientes para ajudar o produtor no processo de tomada de decisão, quando realizadas antes do inicio do período das águas. Dessa forma, o produtor tem um panorama dos momentos mais críticos da pastagem ao longo do ano.

Serviço: Treinamento, capacitação Ano de Lançamento:
Onde Encontrar: Embrapa Caprinos e Ovinos
Fazenda Três Lagoas, Estrada Sobral/Groaíras, Km 4 Caixa Postal: 71 CEP: 62010-970 - Sobral - CE

Nenhum comentário: