segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Embrapa abre edital para seleção de parceiro para multiplicação e comercialização de linhagens de aves de corte e postura


 - Poedeira Colonial Embrapa 051
Poedeira Colonial Embrapa 051
A partir da segunda-feira, dia 17, estará aberto o processo de seleção de empresas interessadas em Cooperação Técnica Financeira para multiplicação e comercialização de aves das linhas genéticas de Corte (Embrapa 021) e de Postura (Embrapa 051) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa. O edital foi publicado no dia 14 e está disponível na página de editais da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa.
O objetivo do edital é o de selecionar uma empresa interessada na cooperação técnica-financeira para a multiplicação e a exploração comercial de matrizes das linhagens de aves Embrapa 021 e Embrapa 051, com exclusividade, em território nacional e internacional, e com direito a uso da marca mista “Tecnologia Embrapa”.
O edital ficará aberto por 180 dias a partir da segunda-feira, dia 17 de setembro. Os interessados podem agendar uma visita presencial às instalações da Embrapa, em Concórdia/SC, e terão um prazo de até 120 dias para isso. Ou seja, o período de visita agendada deve ocorrer entre o dia 17 de setembro de 2018 a 15 de janeiro de 2019.
De acordo com o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, pesquisador Marcelo Miele, a cooperação técnica-financeira proposta envolve algumas premissas comerciais que trazem benefícios e compromissos para a empresa selecionada. Como benefícios se destacam a exclusividade na comercialização de matrizes dessas linhagens nos mercados nacional e internacional, o fornecimento de forma não onerosa das fêmeas e machos avós, o acompanhamento técnico da evolução do plantel de avós, bem como assessoria na análise e avaliação dos dados de produção e desempenho reprodutivo. A Embrapa também licenciará o uso da marca mista “Tecnologia Embrapa” na exploração comercial dos produtos alvo da cooperação, a qual poderá ser estendida às embalagens dos produtos finais (ovos e carne), mediante contratos específicos envolvendo o parceiro selecionado e produtores de ovos e/ou frangos de corte.
Como contrapartida, além de disponibilizar infraestrutura de produção e comercialização de matrizes e de pintainhas, a empresa selecionada deverá garantir o fornecimento de ração e outros insumos para a manutenção do rebanho de bisavós da Embrapa. Também são previstos investimentos para modernização do incubatório da Embrapa (obrigatório), além de investimentos para automação e ambiência animal (classificatórios). O prazo de vigência do contrato será de cinco anos, renováveis por períodos de cinco ou mais anos, dependendo dos investimentos a serem realizados.
A infraestrutura de alojamento das linhagens de aves da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia/SC, envolve um estabelecimento classificado como granja bisavoseira e um incubatório bisavoseiro, sob registro dos órgãos competentes e seguindo normas estabelecidas para um banco de conservação genética.
As linhagens de Corte – Embrapa 021 e de Postura – Embrapa 051 já estão no mercado há 20 e 18 anos, respectivamente. A linhagem do frango de Corte Embrapa 021 é híbrida, resultante do cruzamento entre linhagens Cornish Branca e Plymouth Rock Branca, sexável pelo empenamento, para produção de pintos de corte e de carne de frango. As poedeiras coloniais Embrapa 051 são galinhas híbridas, resultantes do cruzamento entre linhas Rhode Island Red e Plymouth Rock Branca, selecionadas na Embrapa Suínos e Aves. Essas galinhas são especializadas para produção de ovos de mesa de casca marrom e, por serem rústicas, se adaptam bem aos sistemas menos intensivos.
Confira na página especial, no Portal da Embrapa Suínos e Aves, todas as informações sobre o edital e as linhagens.

Embrapa Suínos e Aves 

Nenhum comentário: