quinta-feira, 20 de setembro de 2018

O pequeno agricultor pode ganhar dinheiro com o cultivo de hortelã

hortelãA hortelã, embora seja uma planta exótica, é uma erva com aroma e sabor que podem variar conforme a espécie. A planta é rica em vitaminas A, B e C, cálcio, ferro e possui funções terapêuticas, podendo ser utilizada como alimento, medicinal ou como domissanitários, ou seja, como produtos utilizados em limpeza de residências. O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM), Francisco Célio Maia Chaves, destaca que assim como as hortaliças, as hortelãs representam uma fonte de renda, pois podem ser cultivadas não só para o consumo próprio, mas em uma escala maior, destinadas aos supermercados e casas de produtos naturais, na formas natural ou seca.
Para o pesquisador o cultivo deve ser feito em canteiros de, aproximadamente, um metro de largura e dez de comprimento, deixando um espaço entre um canteiro e outro, denominado rua. A esse canteiro deve ser incorporado esterco, de preferência bovino. Na ausência do esterco bovino, pode-se utilizar o de aves, porém em uma quantidade menor. A época mais adequada para o plantio da hortelã na Região Norte é o período chuvoso.
Se houver água para a irrigação, nada impede que a erva seja cultivada durante todo o ano, desde que a água seja de qualidade. “È importante fazer a irrigação no primeiro horário da manhã ou no final do dia, pois são horas mais frias e a eficiência da água da irrigação será maior”, explica o pesquisador.

No geral, em torno de 80 a 90 dias após o plantio, pode-se fazer a colheita. “Faz-se o corte a cinco centímetros em relação ao nível do solo, se limpa a planta, retirando os ramos velhos e folhas escuras e leva-se para uso ou secagem”, complementa.

Nenhum comentário: