segunda-feira, 24 de setembro de 2018


Garantia

Travamento de safra ajuda o produtor a garantir sua rentabilidade

O ciclo anterior, o cereal ocupou 2,4 milhões de hectares

     
Nem bem a safra verão começou e os associados da Integrada estão pensando na segunda safra do milho, em 2019. A cooperativa já abriu diversas campanhas de travamento de safra e está aberta para que o cooperado trave os seus custos de produção. A ação pode minimizar principalmente possíveis oscilações bruscas de mercado.

Estratégia - A safra de inverno sempre foi uma preocupação para os produtores devido às intempéries climáticas. Por isso, garantir um bom preço pode fazer diferença na hora de fechar o caixa da propriedade. O milho de inverno é uma cultura que traz alguns riscos. No último ciclo, por exemplo, os agricultores sofreram com a estiagem que provocou grande quebra de safra. O clima atrapalhou tanto o plantio, quando a colheita da segunda safra do cereal. Por isso, é importante o agricultor se precaver.

Última safra - De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), na safra 2017/18 o Paraná produziu 9,12 milhões de toneladas, volume 31% menor no comparativo com o mesmo período da safra anterior, quando foram produzidas 13,14 milhões de toneladas de milho.

Menor - É importante enfatizar que também houve redução de área de 12%, pois, na safra 2017/18, o Paraná semeou 2,11 milhões de hectares. O ciclo anterior, o cereal ocupou 2,4 milhões de hectares.

Nenhum comentário: