terça-feira, 19 de junho de 2018

Sem alta da exportação de carne, dado de junho pode ser o pior desde 2011

Parte do desempenho negativo está atrelada à greve dos caminhoneiros, segundo a XP Investimentos


carne-frigorifico-boi (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)
A média diária das exportações de carne bovina atingiu 2,54 mil toneladas no acumulado de junho, até sexta-feira (15) e "caso o ritmo se mantenha nos 10 dias úteis faltantes, o mês atual se encerrará com o pior volume desde janeiro de 2011 (51,76 mil toneladas) e também com o pior embarque para um mês de junho desde 2003, quando foram exportadas 47,31 mil toneladas", avalia a XP Investimentos com base em dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) divulgados nesta segunda-feira (18).
Nos 11 primeiros dias úteis de junho, o País embarcou 27,9 mil toneladas de carne bovina in natura, forte retração de 72% quando comparada ao total de 99,6 mil toneladas exportadas em igual período de 2017. Segundo a XP, parte do desempenho negativo está atrelada à greve dos caminhoneiros.
A corretora ainda destaca que, ao mesmo tempo, o setor de proteína animal segue "sofrendo com sanções sanitárias e medidas protecionistas (antidumping) dos compradores internacionais", em referência à recente imposição de taxas da China para as importações brasileiras de frango.
Aves e suínos
Quanto ao frango in natura, os dados do ministério apontam para o volume de 127 mil toneladas embarcado ao exterior nas três primeiras semanas de junho, queda de 63% ante as 343,3 mil toneladas enviadas em igual intervalo do ano passado. Já as exportações de suínos in natura somaram 16,3 mil toneladas, diminuição de 69,8% no comparativo anual.

Nenhum comentário: